fbpx

Duas Histórias (2013)

Sinopse

FOTO Duas Historias 2013Documentário que narra as experiências de duas pessoas durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Apesar das concepções políticas diferentes, tiveram seus destinos afetados pela repressão da época.

A militante Irles Carvalho (interpretada por Letícia Sabatella) precisou fugir com Daniel, filho que teve com o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (irmão do cartunista Henfil), para o Chile; a outra história é de Marco Antônio Meyer, militante estudantil que foi preso e torturado, sendo libertado quando os militares trocaram uma série de presos políticos pelo então embaixador alemão Ehrenfried Anton Theodor Ludwig Von Holleben.

Duas Histórias foi produzido com o apoio do projeto Marcas da Memória, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, tendo como linha condutora a trajetória de dois militantes socialistas na luta contra a ditadura militar brasileira.

Com 52 minutos, para veiculação na TV, o filme narra duas experiências diferentes, pois diferentes eram as concepções políticas que orientavam a resistência à ditadura. Mas são iguais na coragem, na dor, na sobrevivência e superação.

Uma mulher e seu filho. Um homem. Diversas estradas, chegadas, partidas, fugas, fatos e encontros inesperados.

Brasil, Argentina, Chile, outros exílios e finalmente a vitória e a alegria do retorno ao Brasil.

O filme Duas Histórias ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no RECINE 2013.

Elenco

Letícia Sabatella …. Irles Carvalho
irles Carvalho

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Duas Histórias que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Angela Zoé
Roteiro:
Produção Executiva:
Direção de Fotografia:
Direção de Produção:
Montagem:
Direção de Arte:
Figurino:
Música:
Edição de Som:
Artes Gráficas:
Empresa Produtora: Documenta Filmes
Distribuidora:

Prêmios

:: Melhor Roteiro no RECINE 2013;

Bibliografia

Fontes de Referência

Jornais e Periódicos:

Jornal Tribuna de Minas

Sites na Internet:

AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA – ANCINE. http://www.ancine.gov.br/.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br.

Instituições Consultadas:

Biblioteca da Universidade Federal de Juiz de Fora

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.