fbpx

Edmilson Filho

Edmilson Filho é um ator, humorista e roteirista brasileiro nascido em Fortaleza, Ceará, no dia 21 de setembro de 1976.

Na sua infância, tinha uma singularidade: era o terceiro filho de uma família de quatro, sendo o único homem com três irmãs. Iniciou nas artes marciais aos 12 anos, no Kung Fu. Após ter assistido uma demonstração de artes marciais e de Taekwondo, no Náutico Clube, começou a praticar Taekwondo.

Após conhecer melhor a arte no território brasileiro, Edmilson Filho quis testar suas habilidades fora do país. Sendo assim, viajou por mais de 15 paises, disputando competições, fazendo intercâmbios e seminários. Participou do campeonato da Copa Brasil de 97; o bi-campeonato brasileiro 98/99 e também integrante da Seleção Brasileira nos anos de 1999 e 2000. Atualmente é um mestre 5º grau do Taekwondo.

Ainda envolvido com as artes marciais, Edmilson Filho iniciou sua carreira como stand up comedian aos 17 anos de idade, em Fortaleza, cidade em que nasceu. Conheceu Halder Gomes ainda na adolescência e por convite dele, participou do curta-metragem Cine Holiúdy: O Astista contra o cabra do mal, que futuramente seria adaptado para um longa-metragem e conhecido apenas por Cine Holliúdy. Com o longa, Edmilson Filho ganhou prêmios como Prêmio Quem 2013 de Melhor Ator.

No teatro, Edmilson teve mais de 300 aparições em peças de 1993 até 2002, e depois ficou um tempo sem fazer teatro.

Com o tempo em que morou nos Estados Unidos, Edmilson Filho teve de perto a percepção das diferenças culturais entre brasileiros e americanos. Assim, teve a ideia de fazer uma peça juntamente com Halder Gomes, a Made In Ceará, que realiza desde 2013 e atualmente novo espetáculo Notas – Uma Comédia de Relacionamentos.

Em 2015, atuou no primeiro episódio da série Os Experientes como um segurança atrapalhado e paralelamente protagonizou as três temporadas da websérie Tome Prumo.

Em 2018, retorna ao papel de Francis nos cinemas com a sequência Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral e, na TV, estrelando ao lado de Letícia Colin, Cine Holliúdy, agora como série, exibida pela Rede Globo.

Filmografia

2021 :: Cabras da Peste
2020 :: Não vamos pagar nada
2018 :: Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral …. Franscisgleydson
2016 :: O Shaolin do Sertão
2014 :: Loucas Pra Casar …. Rubi
2012 :: Cine Holliúdy …. Franscisgleydson
2011 :: As Mães de Chico Xavier …. Assaltante
2004 :: Cine Holiúdy: O Astista contra o cabra do mal (CM) …. Franscisgleydson

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Edmilson Filho. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/edmilson-filho/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]