fbpx

Edson Chagas (1901-1958)

Biografia

Edson Chagas é um produtor e diretor de fotografia brasileiro nascido em Recife (PE) em 1901. Figura importante do Ciclo do Recife, que durou entre 1924 e 1931.

Seu primeiro filme como fotógrafo é Retribuição, de 1924 e, na sequência, outros importantes como Jurando Vingar (1925) e Aitaré da Praia (1927).

Em 1930, fundou a Alagoas Filmes, com Guilherme Rogatto, e passa a produzir cinejornais.

Em meados dos anos 1930, mudou-se para o Rio de Janeiro e fotografa o longa Maria Bonita (1937).

Afastado do cinema, tentou um retorno em 1950 com o filme O Poder da Santíssima Virgem, mas não consegue terminá-lo.

Faleceu em 1958, aos 57 anos de idade.

Filmografia

Filmografia: 1924-Retribuição (LM) (fot.); 1925-Um Ato de Humanidade (fot.); Jurando Vingar (LM) (fot.); Aitaré da Praia (LM) (fot.); Inauguração do Hospital Centenário (fot.) (cofot. Pedro Neves); 1926-A Filha do Advogado (LM) (fot.); Carnaval Pernambucano de 1926 (dir., fot.); Herói do Século XX (fot.); Uma Via-gem de Automóvel pelas Estradas de Rodagem de Pernambuco (dir.); 1927-Aitaré da Praia (LM) (fot.); Dança, Amor e Ventura (LM) (fot.); Chegada do Jau a Recife (dir., fot.); Higiene e Densidade (dir.); O Bairro do Arruda (dir.); O Film do Jahú (dir., fot.); Os Progressos da Ciência Médica (dir., fot.); 1930-Festa em Comemoração á Passagem do 15º Aniversário da Liga Pernambucana de Desportos Terrestres (dir.); Inauguração dos Auto-Ônibus em Recife, pela Pernambuco Tramways (dir.); No Cenário da Vida (LM) (fot.); 1931-Saída dos Espectadores da Matinée do Cine Capitólio (fot.); 1937-Maria Bonita (LM) (fot.); 1950-O Poder da Santíssima Virgem (dir.) (LM) (inacabado).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/edson-chagas/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.