fbpx

Eduardo Hirtz

Biografia

Eduardo Hirtz foi um dos maiores exibidores de cinema do Rio Grande do Sul juntamente com Francisco Damasceno Ferreira e outros empresários.

Eduardo Hirtz, pioneiro da cinematografia gaúcha, nasceu na Alemanha em 7 de abril de 1878 e faleceu em Porto Alegre, em 23 de fevereiro de 1951.

Foi o primeiro produtor de cinema do Rio Grande do Sul. Inicia na produção com “O Ranchinho do Sertão”, curta-metragem com Carlos Cavaco, baseado no poema “Ranchinho de palha”, de Lobo da Costa. Lançado em 1909 e provavelmente a única ficção de sua filmografia. Todo o restante de sua produção é de atualidades como eram chamados os pequenos “documentários” apresentados como complementos em suas casas de cinema. Seu jornal de atualidades era chamado “Jornal Recreio Ideal”.

Em 1915, indignado por ter perdido uma concorrência para uma empresa de São Paulo, reuniu seu arquivo num terreno baldio e ateou fogo. Por isso, apenas fragmentos de sua obra estão hoje preservados.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.