fbpx

Eduardo Souza Lima

Biografia

Eduardo Souza Lima, o Zé José, é um jornalista, crítico de cinema e cineasta brasileiro, nascido na cidade do Rio de Janeiro. Dirigiu seus dois primeiros curtas-metragens em VHS, Caçada Implacável e Capitão Eléctron Contra a Ameaça Venusiana nos anos 1980, ainda nos tempos de faculdade. Ambos fizeram boa carreira no circuito carioca de vídeo da época.

Em 2004, lançou seu primeiro longa-metragem, o documentário Rio de Jano (codirigido por Anna Azevedo e Renata Baldi) foi lançado em circuito comercial em 2004 pela RioFilme; o segundo, Travessias, foi feito sob encomenda da Fundação Roberto Marinho, e exibido no Cine PE de 2010. Também dirigiu os curtas O Evangelho Segundo Seu João (2006), premiado em festivais como o Vitória Cine Vídeo e o Guarnicê de Cinema do Maranhão, e Pimentípoli (2009), exibido no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria de Feira, em Portugal.

Filmografia

2013 :: Três no Tri
2010 :: Travessias
2009 :: Pimentípoli
2006 :: O Evangelho Segundo Seu João
2003 :: Rio de Jano

Bibliografia

Internet:

EDUARDO SOUZA LIMA – VIMEO. Eduardo Souza Lima (Zé José)

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Eduardo Souza Lima

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.