fbpx

Eduardo Vaisman

Biografia

Eduardo Vaisman é um cineasta e autor audiovisual brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ). É formado em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Estudou ainda na New School for Social Research of New York, cursando Filmmakers on Filmmaking e Intensive 16mm Filmmaking I & II.

No cinema, fez inúmeros curtas-metragens, entre eles, Dadá (2001), relatando a vida de três jovens atores do grupo teatral Nós do Morro, recebeu os prêmios de melhor filme e prêmio do público no Festival do Rio 2002, melhor curta no Festival Internacional del Nuevo Cine Latino Americano (Havana), Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal) e no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2002, além de mais de 10 prêmios nacionais e internacionais.

Dirigiu ainda Apartamento 601 (1992) – prêmio de melhor diretor e melhor atriz no Festival de Gramado – e Dedicatórias (1997) – prêmio de melhor diretor, atriz (Zezé Polessa) e ator (Elias Andreato) no Rio Cine Festival (1997) e melhor atriz nos Festivais de Gramado, Brasília e Vitória –, entre outros. Também fez documentários, como O Vício da Liberdade e Mapa da Mina.

Na TV, já dirigiu programas para o Canal Futura, GNT, Multishow, TVE, além de videoclipes, campanhas publicitárias e institucionais para grandes clientes (como Sebrae, Ministério da Saúde, BRF, Prefeitura do Rio de Janeiro). Dirigiu as séries “#MeChamaDeBruna” (3ª e 4ª temporadas Fox Premium/Tv Zero); “Eu, Ela e 1 Milhão de seguidores” (Multishow/Floresta); “Matches” (Warner/Migdal Filmes); “Valentins” (Gloob/Zola); “Sebastiana Quebra-Galho” (Futura/Urca Filmes) e “Detetives do Prédio Azul” (Gloob/Conspiração).

Seu primeiro filme de longa-metragem 180º recebeu os prêmios de melhor filme pelo júri popular no Festival de Gramado 2010; melhor direção e melhor roteiro no 15º Festival de Cinema Brasileiro de Miami; e melhor roteiro da Associação dos Correspondentes Estrangeiros 2012.

Em 2018, foi indicado ao prêmio Emmy Internacional 2018 pela série documental Eu Sou Assim (GNT/Tv Zero).

Filmografia

2020 :: Juntos e Enrolados (Rodrigo Van Der Put)
2011 :: 180º
2001 :: Dadá
1997 :: Dedicatórias
1992 :: Apartamento 601

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Eduardo Vaisman. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/eduardo-vaisman/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.