fbpx

Eike Batista

Biografia

Eike Fuhrken Batista é um empresário brasileiro que atua em várias áreas, com destaque para os setores de mineração e de petróleo, nascido na cidade mineira de Governador Valadares, no dia 03 de novembro de 1956.

É conhecido por sua ousadia nos negócios, a ponto de ser considerado às vezes um “aventureiro”. Antes conhecido por ser ex-marido de Luma de Oliveira e filho de Eliezer Batista, Eike Batista foi citado pela Revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Detentor de um patrimônio avaliado em 30 bilhões de dólares, foi listado em 2011 pela Revista Forbes como a 8ª pessoa mais rica do mundo, sendo o primeiro colocado dentre todos os sul-americanos e lusófonos. No final de 2010, a revista o posicionaria ainda como a 58ª pessoa mais poderosa do mundo, considerando-o como o brasileiro mais poderoso após a atual Presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

A personalidade desperta várias percepções entre executivos e especialistas, tais como aventureiro, agressivo, brilhante, ousado, exibicionista, megalomaníaco e visionário.

Filmografia

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2009 :: Eliezer Batista: o Engenheiro do Brasil

Bibliografia
Fontes de Referência

Livros:

BATISTA, Eike. O X da questão: a Trajetória do Maior Empreendedor do Brasil. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.
GASPAR, Malu. Tudo ou Nada: Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X. Rio de Janeiro: Record, 2014.
LEO, Sérgio. Ascensão e queda do império X. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
MORENO, Felipe. Eike: a derrocada do homem mais rico do Brasil. São Paulo: Matrix, 2014.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Eike Batista

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.