fbpx

Eleonor Bruno (1913-2004)

Biografia

Eleonor Bruno foi uma atriz brasileira nascida em Niterói (RJ) no dia 06 de outubro de 1913.

Atriz e cantora lírica inicia sua carreira em espetáculos amadores. Como profissional, atua nas peças Doroteia, Week-End, Dona Rosita a Solteira, Prisioneiro da Quinta Avenida, Os Efeitos dos Raios Gama nas Margaridas do Campo, etc. Embora sua prioridade sejam o canto e o teatro, também faz cinema e televisão.

Em 1960, participou do filme Dona Violante Miranda e em 1968 estreia na TV Tupi, em Beto Rockfeller, ao lado de Luiz Gustavo. Fez outras como Toninho on the Rocks (1970), Uma Rosa com Amor (1972) e Papai Coração (1976). Por dois anos (1948/1950), teve um romance com o dramaturgo Nelson Rodrigues, que dedicou a ela a peça Doroteia.

Foi casada com Sinésio Campos Xavier, com quem teve uma filha Nicette Bruno, também atriz.

Em 2002, sua neta, Beth Goulart, produziu e estrelou o espetáculo Doroteia Minha, baseado em cartas e bilhetes de amor escritos por Nelson a Leonor.

Faleceu em 24 de dezembro de 2004, no Rio de Janeiro, aos 91 anos de idade.

Filmografia

1960 – Dona Violante Miranda
1972 – A Marcha

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.