fbpx

Eliezer Gomes (1920-1978)

Biografia

Eliezer GomesEliezer Gomes foi um reconhecido ator do cinema brasileiro, nascido na cidade de Conceição de Macabu (RJ) no dia 02 de abril de 1920.

Uma de suas mais célebres atuações foi no papel de Tião Medonho, no filme O Assalto ao Trem Pagador (1962), um dos filmes de maior bilheteria da história do cinema nacional – na estréia, foi assistido por mais de um milhão de pessoas, apenas na cidade do Rio de Janeiro.

Um ano depois, em 1963, participou das filmagens do célebre Ganga Zumba – Rei dos Palmares (1964), filme dirigido por Cacá Diegues e com a participação de Cartola e de Dona Zica da Mangueira. Eliezer Gomes teve uma infância pobre, ficou órfão aos 16 anos de idade e trabalhou desde cedo como comerciário e estivador.

Foi de Macabu a Cannes quase por um acaso: um desconhecido lhe aconselhou a se candidatar ao papel do memorável Tião Medonho. Sua interpretação de Tião Medonho em O Assalto ao Trem Pagador rendeu os prêmios de Melhor Ator no Festival de Cinema da Bahia e no V Festival de Cinema de Curitiba, e de Melhor Revelação no Troféu Cinelândia.

Em 1975, levou o Kikito de melhor ator por O Anjo da Noite.

Infelizmente, Eliezer Gomes faleceu precocemente, aos 58 anos, vítima de um derrame cerebral.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Eliezer Gomes (1920-1978)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.