fbpx

Elizeth Cardoso (1920-1990)

Biografia

Elizeth Cardoso foi uma cantora e atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 16 de julho de 1920.

De família muito pobre, gostava de cantar e foi na sua festa de quinze anos, sob o olhar perplexo de Jacob do Bandolim, que Eliseth nasceu para a música, cantando Duas Lágrimas, de Benedito Barbosa. Além de Jacob, estavam Pixinguinha, Dilermando Reis e Vicente Celestino, mas foi o primeiro quem a leva para a Rádio Guanabara, na qual estreia no dia seguinte, ao lado de Aracy de Almeida e Moreira da Silva.

A família lhe deu todo o apoio: o pai, Jaime, a acompanhava no violão, e a mãe, dona Moreninha, fez as roupas com que ela se apresenta no palco. Um casamento equivocado com o músico Ari Valdez quase interrompeu sua carreira.

Separada após seis meses, aos dezenove anos se vê só e grávida de seu filho Paulo (mais tarde adotaria mais duas meninas) e sobrevive como cabeleireira. Gostava de dançar nas gafieiras, principalmente no famoso Bola Preta. Iniciou carreira de bailarina no Dancing Avenida e consegue uma oportunidade para ser crooner da Orquestra do Dedé. Foi contratada pela Rádio e TV Tupi e engrena sua carreira.

Seu primeiro LP vem em 1954, onde já impressiona por sua enorme musicalidade. Viaja o mundo e é reconhecida internacionalmente, tanto que recebe o apelido carinhoso de Divina.

Participou ativamente de cinema, atuando em muitos filmes, sempre em números musicais enxertados no enredo, sendo sua estreia em 1951, em Coração Materno. Canta até o fim da vida, mesmo proibida pelos médicos, devido a uma delicada cirurgia no estômago, sofrida em 1987.

Faleceu aos 69 anos, no dia 07 de maio de 1990, de câncer no estômago, no Rio de Janeiro.

Filmografia

1951 – Coração Materno
1952 :: É Fogo na Roupa
1952 :: O Rei do Samba
1952 :: Mulher do Diabo
1955 – Carnaval em Lá Maior
1957 – Com a Mão na Massa
1958 :: Na Corda Bamba
1958 :: Pista de Grama (Um Desconhecido Bate à porta)
1959 :: Garota Enxuta
1959 :: Espírito de Porco
1959 :: Orfeu do Carnaval (Orphée Noir) (França)
1961 – América de Noite (America di Notte) (Brasil/Argentina)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Elizeth Cardoso. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/elizeth-cardoso/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.