fbpx

Ely Marques (1981-2021)

Ely Marques Ferreira, em arte conhecido como Ely Marques, foi um cineasta, montador e designer brasileiro nascido em João Pessoa (PB) no dia 10 de janeiro de 1981. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Computação Comunicação e Artes da UFPB, formou-se no Bacharelado de Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2004. Possuía também pós-graduação em Estudos Cinematográficos pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Desde a infância sempre foi fascinado pelo cinema. Seu primeiro contato com sétima arte foi com o Cine Municipal assistindo a filmes dos Trapalhões. Com uma filmadora VHS, já fazia seus próprios filmes com a ajuda dos seus irmãos e amigos. Eram infantis, reproduções dos filmes de ficção, luta e aventura que assistiam nos cinemas.

Tinha como referência, durante a infância e adolescência, o cinema hollywoodiano e pouco ou quase nada conhecia do resto do cinema mundial. Ao entrar na universidade, tem acesso então a uma cinematografia mais diversificada, com destaque ao cinema nacional. Dessa forma, pode ampliar seu repertório de referências audiovisuais.

Durante a graduação, Ely Marques conseguiu emprego como web designer em uma pequena produtora de animação, onde permaneceu por pouco menos de um ano, pois logo conseguiu uma bolsa no laboratório da universidade onde produzia conteúdo audiovisual e começou a fazer trabalhos como freelancer.

Após sua graduação, trabalhou como subcoordenador de laboratório do Polo Multimídia da UFPB, onde entre vários projetos na área audiovisual. Entre 2004 e 2005, dirigiu o programa Conexão Ciência da TV UFPB, juntamente com Shirley Martins. A partir de então, Ely se especializou no processo de pós-produção atuando assim em diversos filmes, documentários, longas e curtas-metragens, tendo se destacado principalmente montagem e finalização de filmes.

Em 2006, co-dirigiu o documentário Um Fazedor de Filmes, que teve projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado da Paraíba. O filme foi bastante premiado em mostras e festivais como a 34ª Jornada do Cinema Brasileiro na Bahia, entre outros no RJ, RS, GO e o curta Plano do Cachorro (2009), ambos dirigidos em conjunto com Arthur Lins.

Entre 2005 e 2007, morou em Recife (PE) e trabalhou em uma pequena produtora. Em 2008, voltou para João Pessoa, entrou para a equipe do Pontão de Cultura Rede Nordestina de Audiovisual e na diretoria da ABD-PB. Em 2009, fundou juntamente com outros cineastas a produtora Pigmento Cinematográfico.

Em 2018, lançou o curta Deus não Acredita em Máquinas, com o qual venceu o Prêmio Walfredo Rodriguez de Curtas e Longas-metragens oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB) através da Funjope.

Grande admirador de cineastas como Michael Hannekee, Luiz Fernando Carvalho, Michel Gondry, Glauber Rocha, Lars von Trier, Eduardo Coutinho, Stanley Kubrick, Quentin Tarantino, dentre outros, Ely dirigiu atores como Ivanildo Gomes, Flávio Melo, Nanego Lira, Laís Lacerda e Gladson Junior. Tornou-se um cineasta de estilo eclético que permeava desde a ficção ao cinema observativo, apreciando o enquadramento e a decupagem dos planos.

Ely Marques faleceu precocemente, aos 40 anos, em decorrência da Covid-19, no dia 03 de abril de 2021. Estava internado no Memorial São Francisco há mais de uma semana.

Filiado ao PSOL, ocupava cargo no Diretório Estadual tendo uma atuação política muito ativa. O partido lamentou a morte e frisou que, durante a pandemia, ele seguia à risca as medidas de isolamento social.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2018 :: Deus não Acredita em Máquinas
2009 :: Plano do Cachorro (codir. Arthur Lins)
2006 :: Um Fazedor de Filmes (codir. Arthur Lins)

:: Filmografia como Montador ::

2016 :: Aroeira

Bibliografia

Livros:

Internet:

G1 PB. Cineasta Ely Marques morre após complicações da Covid-19, na PB. Disponível no endereço: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/04/03/cineasta-ely-marques-morre-apos-complicacoes-da-covid-19-na-pb.ghtml. Acesso em: 03 de abr. 2021.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ely Marques. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ely-marques/
PARAÍBA CRIATIVA. Ely Marques. Disponível no endereço: https://www.paraibacriativa.com.br/artista/ely-marques/
PARAÍBA JÁ. Morre cineasta Ely Marques, aos 40 anos, em decorrência da Covid-19. Disponível no endereço: https://paraibaja.com.br/morre-cineasta-ely-marques-aos-40-anos-em-decorrencia-da-covid-19/. Acesso em: 03 de abr. 2021.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.