fbpx

Elza Cataldo

Biografia

Elza Cataldo é uma cineasta, roteirista, produtora e professora universitária brasileira. Formada em Cinematografia pela Universidade de Nanterre e Doutora pela Universidade de Sorbonne, na França, foi professora e pesquisadora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É exibidora de cinema em Belo Horizonte.

Além de produzir e dirigir os filmes da produtora Persona Filmes, como Vinhos de Rosas (2005) e O Crime da Atriz (2007), coproduziu os filmes de longa metragem A Luneta do Tempo (2009), de Alceu Valença, e Meu Pé de Laranja Lima (2012), de Marcos Bernstein. Foi ainda coordenadora do Laboratório CINEPORT de Roteiros e hoje é líder do Núcleo Criativo de roteiros da produtora Brokolis do Brasil.

Foi Consultora do ISVOR/FIAT sobre o tema Storytelling. Palestrante e professora da Fundação Dom Cabral sobre estruturas narrativas. Consultora do Programa Bahia Criativa (Minc/Secult) para desenvolvimento de roteiro. Consultora da Casa da Economia Criativa/SEBRAE para projetos audiovisuais.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2020 :: Órfãs da Rainha (Em Produção)
2013 :: A Má Notícia
2009 :: O Ouro Branco
2007 :: O Crime da Atriz
2005 :: Vinhos de Rosas

:: Filmografia como Produtora Executiva ::

2012 :: Meu Pé de Laranja Lima

:: Filmografia como Assistente de Direção ::

1998 :: Amor & Cia.

Bibliografia

Livros:

Internet:

ALMEIDA, Fabiane. Cataguases: A força do audiovisual na Zona da Mata. In: TRIBUNA DE MINAS. Disponível no endereço: https://tribunademinas.com.br/noticias/cultura/01-07-2019/cataguases-a-forca-do-audiovisual-na-zona-da-mata.html. Acesso em: 02 de julho de 2019.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Elza Cataldo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/elza-cataldo/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.