fbpx

Elza Soares

Biografia

Elza da Conceição Soares, mundialmente conhecida simplesmente como Elza Soares, é uma cantora e compositora brasileira de samba, bossa nova, MPB, sambalanço, samba rock e hip-hop nascida no Rio de Janeiro no dia 23 de junho de 1937.

Soares nasceu em uma favela do Rio de Janeiro e, se casou aos doze anos de idade. Viúva aos 18, Elza sofreu com a miséria e com a morte de entes queridos. Mas, superou tudo e, casou com o famoso jogador de futebol Garrincha. O início de sua carreira musical se deu quando ela ainda se apresentava em show de calouros, apresentado por Ary Barroso.

Elza Soares tornou-se popular com as canções Se Acaso Você Chegasse, Mas Que Nada, entre outros sambas de sucesso. Recebeu indicações ao GRAMMY Awards e, foi eleita pela BBC de Londres a cantora do milênio. Em 2007, a cantora foi convidada para cantar o Hino Nacional Brasileiro a cappella na Cerimônia de Abertura dos Jogos Panamericanos Rio 2007. Seu último álbum foi lançado em 2004, Vivo Feliz, que mistura diversos ritmos que vai do samba à música eletrônica.

Filmografia

:: Filmografia como Artista ::

1973 :: Um Caipira em Bariloche
1962 :: O Vendedor de Linguiça

:: Filmografia como Ela Mesma ::

2008 :: Elza

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

3 comentários sobre “Elza Soares

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.