fbpx

Em 97 era assim (2018)

Sinopse

Em 1997, quatro amigos encaram os deveres escolares e os primeiros grandes amores. Mas nessa jornada para a vida adulta, eles vão descobrir algo que não se ensina nos livros do colégio nem nas revistas masculinas: o valor da verdadeira amizade. Um filme divertido e sincero sobre a adolescência nos anos 90.

Renato, um garoto de 15 anos, e seus três melhores amigos querem perder a virgindade. A solução encontrada é recorrer a uma profissional, mas, para isso, precisam de dinheiro. Enquanto encaram os deveres escolares e os primeiros grandes amores, os quatro amigos tentam conseguir a verba necessária para cumprir seus objetivos e entrarem de vez na vida adulta. Nesta jornada, eles vão descobrir algo que não se ensina nos livros do colégio nem nas revistas masculinas: o valor da verdadeira amizade.

O projeto de Em 97 era assim selecionado no Concurso de longa-metragem de baixo orçamento pela Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MINC). Entre outras mostras e festivais, o filme também fez parte da Seleção oficial da Mostra Nacional Sesc de Cinema, de 2018. Além disso, participou do Marché du Film do Festival de Cannes 2018 – o mais importante encontro da indústria cinematográfica mundial -, onde são apresentados filmes premiados em festivais e mostras para comercialização em diversos países.

Elenco

Frederico Restori
João Pedro Corrêa Alves
Pedro Diana Moraes

Julio Estevan
Carla Cassapo
Fernanda Carvalho Leite
Dânny Gris
Rafa Tombini
Janaina Kraemer

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Em 97 era assim que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Zeca Brito
Roteiro: Leo Garcia
Produção: Beto Rodrigues e Tatiana Sager
Empresa Produtora: Panda Filmes
Distribuidora: Bretz Filmes

Comédia Adolescente. Brasil. 2015. 110 min.

Prêmios

Silver Remi no Worldfest Houston (EUA)
Melhor Filme no The Best Film Fest (Seattle – EUA)
Melhor Diretor no Festival Cinema dos Sertões
Melhor Filme Segundo Júri Popular no Festival Cinema dos Sertões
Prêmio Especial do Júri – Jagran Film Festival (Índia)
Melhor Direção de Atores na Mostra Sesc de Cinema (RS)
Melhor Filme Juvenil Estrangeiro no American Filmatic Arts Awards (Nova York, EUA)

Bibliografia

Livros:

Internet:

EXIBIDOR. Em 97 era assim. Disponível no endereço: http://www.exibidor.com.br/filme/11402/em-97-era-assim.html
FACEBOOK. Em 97 era assim. Disponível no endereço: https://www.facebook.com/em97eraassim/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Em 97 era assim. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/em-97-era-assim/
PANDA FILMES. Em 97 era assim. Disponível no endereço: http://www.pandafilmes.com.br/portfolio/em-97-era-assim/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.