fbpx

Em busca de Carlos Zéfiro (2020)

Como uma crônica dos subterrâneos do amor e dos desejos do corpo, as revistinhas em quadrinhos vendidas de forma clandestina em bancas de jornal nos anos 1950 e 60 sob o pseudônimo de Carlos Zéfiro romperam com os limites do erotismo e revelaram as entranhas de uma sociedade moralista nas aparências e permissiva por debaixo dos panos.

O documentário Em busca de Carlos Zéfiro aborda a relevância dessas publicações para a sexualidade de gerações que se formaram em tempos onde comercialização de obras pornográficas era considerada crime. Distribuídas por todo o país, alimentaram os desejos reprimidos e foram responsáveis por apresentar aos jovens e até aos adultos o mundo do sexo. Eram tempos em que os mistérios da anatomia eram desvendados com bastante pudor e não havia aulas sobre sexo. Com um traço inconfundível e um estilo narrativo marcante, os quadrinhos de Carlos Zéfiro eram os mais pedidos pelos clientes e também os mais imitados pelos concorrentes.

Em busca de Carlos Zéfiro nos leva ao seu autor, um pacato funcionário público, e a um dos mais bem guardados segredos do mercado editorial, que só foi desvendado nos anos 1990.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Em busca de Carlos Zéfiro (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Silvio Tendler

Brasil | Documentário | 90 min. | 2020 | RJ

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Em busca de Carlos Zéfiro. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/em-busca-de-carlos-zefiro/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.