fbpx

Em Busca do Su$exo (1970)

Sinopse

Zelinda é uma moça pura que foi criada com muita rigidez e sacrifício por sua mãe, Helena. Aos 20 anos, Zelinda trabalha como dançarina num programa de TV. Sempre acompanhada da mãe, preocupada em manter a virgindade da filha, símbolo de sua dedicação à menina, Zelinda encanta sr. Borges, seu chefe e funcionário muito influente na emissora. A moça reclama ao chefe por ainda receber como figurante sendo que já é dançarina. Borges lhe garante um novo contrato. Quando d. Helena toma conhecimento da promoção da filha, convida Borges para um jantar em sua casa, durante o qual Zelinda o seduz, seguindo orientações da mãe que faz o homem prometer um papel para a filha numa telenovela. Com a promessa, d. Helena permite que a filha passeie a sós no carro do chefe, em que o casal se beija. Zelinda é escalada para a novela e outros programas gravados em São Paulo. A mãe acompanha a viagem da moça, para infelicidade de Borges. Helena passa a oferecer a virgindade da filha em troca de um apartamento, um carro e um bom contrato. Borges não cai no golpe da velha. Zelinda fica grávida, misteriosamente sem perder a virgindade, e diz à mãe que prefere deixar de ser virgem de maneira tradicional. As duas procuram Borges, explicam a situação e lhe oferecem a virgindade sem pedir nada em troca. Borges leva Zelinda para Cabo Frio. O médico que diagnosticara a gravidez de Zelinda descobre que por engano trocara o exame, liga para d. Helena e comunica que a moça não está grávida. A mãe, desesperada tenta completar ligações para Cabo Frio, porém só consegue falar com a filha após o ato consumado…

Elenco

Cláudio Marzo …. Borges)
Rosa, Eulina (Zelinda)
Loran, Berta (D. Helena)
Flávio Migliaccio …. Cardoso
Lamenha, Sílvio (Médico)
Deriquem, Moacir (Médico)
Lamenha, Silvio (Barman)
Chacrinha
Golden Boys

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Em Busca do Su$exo (1970) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Roberto Pires
Argumento: Roberto Pires
Roteiro: Porto, Sérgio; Costa, Armando
Assistência de direção: Freire, Álvaro
Produção: Roberto Pires
Produtor associado: Bartucci, Leonardo; Marzo, Claudio
Coordenação de produção: Quintans, Tacito Val
Direção de Fotografia: Bartucci, Leonardo
Som direto: Costa, Juarez Dagoberto da
Montagem: Roberto Pires
Títulos de apresentação: Redi
Companhia Produtora: Mapa Filmes
Companhia Distribuidora: Mapa Filmes

Bibliografia

Fontes utilizadas:
CB/Transcrição de letreiros-Cat
Guia de Filmes, 30

Fontes consultadas:
CB/Ficha Complementar
Cinema de Arte do Recife

Livros:

Internet:

ANCINE. Em Busca do Su$exo. Disponível em: http://sad.ancine.gov.br/obrasnaopublicitarias/pesquisarCpbViaPortal/pesquisarCpbViaPortal.seam. Acesso em: 07.02.2018.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Em Busca do Su$exo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/em-busca-do-suexo/

Observações:
O Certificado de Censura indica a distribuição por parte de Super 8 Distribuidora de Filmes.
O Guia de Filmes 30 acrescenta a companhia produtora Livio Bruni.
O filme foi posteriormente ampliado para a bitola 35mm.
ACPJ/II acrescenta: Uranio Filmes em distribuição; <Bruni, Livio> na produção; <Horvath, Alexandre> na cenografia e <Adolfo, Antonio> na música.
No layout o título é EM BUSCA DO SU$EXO. No último plano do filme, Zelinda dança de biquíni punk ao som de um rock pesado. Lê-se: “Este cacho não tem nada a ver com patota da TV Globo. Portanto, qualquer semelhança é mera coincidência. Mesmo por que, isto poderia acontecer na TV-Tupy, TV-Record, TV-Rio, TV-Arati, TV-Excelsior, TV-Brams e até na TV-Guia”.
Cinema de Arte do Recife aponta a U.C.B. – União Cinematográfica Brasileira S.A. como companhia distribuidora.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.