fbpx

Era uma Vez Eu, Verônica (2012)

Trailer

Sinopse

O personagem, naturalmente, se chama Verônica, tem 24 anos e acaba de terminar o curso regular de Medicina. Verônica mora com o pai, José Maria, muito mais velho que ela; poderia ser seu avô. A mãe morreu quando ela era ainda pequena. A casa é cheia de discos de vinil antigos. O pai vive a escutar músicas brasileiras antigas.

No momento, Verônica não tem mais tempo para discos, para cantar músicas ou mesmo para noitadas com as amigas. Verônica iniciou sua vida profissional em um ambulatório de Psiquiatria de um Hospital Público. As condições de trabalho são extremamente precárias. O dia a dia do Hospital é exaustivo. Ela examina e trata dezenas de pacientes. Escuta o problema de todos eles com uma grande paciência e resignação.

Em uma dessas noites de volta para casa, Verônica, já cansada de tanto ouvir problemas alheios, decide usar o gravador, fiel companheiro das provas da faculdade, para narrar, em forma conto de fadas, seus próprios problemas. E começa: Era uma vez eu, uma jovem, brasileira, carregando um nome bíblico: Verônica. No gravador, ela narra desde suas aflições mais profundas até questões de sua vida cotidiana no Recife.

O trabalho no hospital fica cada dia mais cansativo, e o pior: os problemas dos pacientes parecem ter uma ressonância com os problemas da vida dela. O que se inicia como uma crise profissional desencadeia uma crise existencial. O trabalho começa a interferir na vida pessoal, em seus laços de amizades, seus relacionamentos.

Verônica vive um momento crucial em sua vida. Um momento de tomada de decisões, de busca de destinos para a sua vida, do conhecimento de si mesma.

Elenco

Hermila Guedes …. Verônica
W. J. Solha …. Zé Maria
João Miguel …. Gustavo
Renata Roberta …. Maria
Inaê Veríssimo …. Ciça
Suzy Lopes

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Era uma Vez Verônica (2012) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Marcelo Gomes
Roteiro: Marcelo Gomes
Produtores: João Vieira Jr., Sara Silveira Maraia Ionescu, Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo
Produção Executiva: Nara Aragão
Direção de Produção: Dedete Parente e Lívia de Melo
Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., abc
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Montagem: Karen Harley
Figurinista: Beto Normal
Maquiador/Cabelereiro: Marcos Freire
Preparador de Elenco: Pedro Freire
Som Direto: Evandro Lima
Edição de Som: Waldir Xavier
Mixagem: Ricardo Cutz
Trilha Sonora: Tomaz Alves Souza e Karina Buhr
Empresas Produtoras: REC Produtores Associados e Dezenove Som e Imagens
Distribuidora: Imovision

Bibliografia

Fontes de Referência

Internet:

ERA UMA VEZ EU, VERONICA – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: http://eraumavezveronica.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Era uma vez eu, Verônica. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/era-uma-vez-eu-veronica/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Era uma Vez Eu, Verônica (2012)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.