fbpx

Erico Brás

Biografia

Érico Brás de Oliveira, em arte conhecido como Erico Brás, é um ator, cantor, humorista e apresentador de televisão brasileiro nascido em Salvador (BA) no dia 05 de março de 1979.

Nascido e criado no bairro de Fazenda Coutos, subúrbio ferroviário, inicia sua carreira ainda menino no grupo EPA – Evangelização Pela Arte, já preocupado em refletir sobre questões políticas e sociais, e interpretando peças de temas delicados e de difícil abordagem. Antes de viver somente da arte, trabalha no Detran, num supermercado e também é professor.

Em 1999, integrou o Bando de Teatro Olodum, pelas mãos de Márcio Meirelles, onde estreou na peça Cabaré da Raça.

Em 2006, estreou no cinema no filme Jardim das Folhas Sagradas (2010), produção baiana, e no ano seguinte ficou conhecido em todo o Brasil como o Reginaldo, do filme Ó Paí Ó (2007), protagonizando com Lázaro Ramos e Wagner Moura.

Estreou na televisão com o papel do taxista na série Ó Paí, Ó; papel que já tinha feito no filme homônimo.

Casou-se com Thaíse, com quem tem uma filha, Érica, nascida em 2003.

Em 2010, voltou às telas no filme Quincas Berro d’Água, ao lado de Paulo José e Marieta Severo.

Em 2011, integrou o elenco de Tapas & Beijos como Jurandir, ex-marido de Sueli (Andréa Beltrão).

Em 2013, criou no YouTube o canal Tá bom pra você?, em que recria comerciais de TV usando apenas artistas negros, como forma de questionar o racismo na publicidade.

Em 2019, junto com a jornalista Fernanda Gentil e a atriz Fabiana Karla, Érico Brás estreou o programa Se Joga! na Rede Globo.

Filmografia

2019 :: L.O.C.A. (Em Finalização)
2019 :: Ó Paí, Ó 2 …. Reginaldo
2019 :: Vai que Cola 2 – O Começo …. Afrânio
2016 :: O Rastro
2014 :: Vestido Pra Casar …. Jean Luc
2013 :: O Concurso …. Roberval
2010 :: Quincas Berro d’Água
2010 :: Jardim das Folhas Sagradas
2007 :: Ó Paí Ó …. Reginaldo

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Claudia Jouvin. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/claudia-jouvin/
MUNDO NEGRO. Disponível no endereço: https://mundonegro.inf.br/apos-o-jh-da-maju-teremos-erico-bras-enegrecendo-as-tarde-da-globo-e-realizando-o-sonho-de-ser-apresentador/
REVISTA ÉPOCA. Disponível no endereço: https://epoca.globo.com/sociedade/bruno-astuto/noticia/2017/09/fico-sem-dormir-acho-que-faco-bonito-diz-erico-bras-cotado-para-final-do-popstar.html

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.