fbpx

Esmir Filho

Biografia

Esmir Filho é um cineasta e roteirista brasileiro. Graduou-se em Cinema na FAAP em 2004.

Dirigiu vídeos experimentais e premiados curtas-metragens. Seu curta Ímpar Par levou o prêmio de melhor filme no Festival de Cinema de Kiev, Ucrânia, e de Huelva, Espanha.

Seu outro curta, Alguma Coisa Assim, realizado pelo 10º Festival Cultura Inglesa, conquistou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes 2006, além de ter sido premiado como melhor filme nos Festivais de Cinema de Kiev (Ucrânia), Biarritz e Gramado, onde também levou o prêmio de melhor direção. O curta também recebeu também prêmio de melhor curta concedido pelo Itamaraty.

Esmir é um dos realizadores do vídeo fenômeno da internet, Tapa na Pantera, que ultrapassou da marca de 10 milhões de espectadores. Em setembro do ano de 2006, recebeu o V Prêmio Jovem Brasileiro pelo governo do Estado de São Paulo, concedido pelo mérito dos jovens na sociedade pelo reconhecimento na área e empenho profissional.

Seu curta Saliva também estreou no Festival de Cannes 2007 e recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Gramado 2007. Desde 2005, dirige filmes e conteúdos audiovisuais para a produtora paulistana Ioiô Filmes.

Filmografia

2017 :: Alguma Coisa Assim (codir.: Mariana Bastos)
2009 :: Os Famosos e os Duendes da Morte
2007 :: Saliva
2006 :: Alguma Coisa Assim (CM) (codir.: Mariana Bastos)
2006 :: Tapa na Pantera
2005 :: Ímpar Par (CM)
2004 :: Ato II Cena 5 (CM)

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]