fbpx

Ester de Abreu (1921-1997)

Biografia

Ester de Abreu, também grafada como Esther de Abreu, é uma atriz nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal, no dia 25 de outubro de 1921.

De interna do colégio Santo Antonio, em Lisboa, foi para os palcos. Descendente de uma família de artistas, suas irmãs também são cantoras. Obtém seu maior sucesso com a música Coimbra, que correu o mundo e tornou-a muito conhecida. Na década de 1950, foi convidada a participar do show Sonho nas Berlengas, apresentado pelo Copacabana Palace. O sucesso é tanto que ela resolve ficar por aqui, já de contrato com a Rádio Nacional e convite para tournées em todo o País. Em 1956, estreou no cinema, no filme Vamos com Calma, produzido pela Atlântida. Parti cipa de outros como Como Evitar o Desquite (1973) e As Aventuras de um Detetive Português (1976).

Sua irmã, a atriz, cantora e dançarina Gilda Valença (1926–) também é radicada no Brasil.

Morreu em 24 de fevereiro de 1997, no Rio de Janeiro, aos 76 anos de idade.

Filmografia

1956 – Vamos Com Calma
1957 – Pirata do Outro Mundo
1973 – Como Evitar o Desquite
1976 – As Aventuras de um Deteti ve Português

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Ester de Abreu. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/ester-de-abreu/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.