fbpx

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2011)

Sinopse

O filme Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios é uma adaptação cinematográfica do romance homônimo do escritor Marçal Aquino, publicado em 2005 pela editora Cia. das Letras.

O filme conta uma história de amor que se passa numa pequena cidade de garimpo no interior do Pará. É o lado western do Brasil, onde todos são forasteiros. Um pano de fundo perfeito para uma história de paixão desesperada. Nesse cenário, o romance entre o fotógrafo Cauby e a instável Lavínia, mulher fascinante de dupla personalidade (casada com o líder religioso local), é um gesto de delicadeza insuportável em meio à brutalidade e à cobiça.

Interessa ao filme investigar a natureza subversiva do amor. Para isso, temos como personagem um fotógrafo de uma revista semanal que, num momento de recusa ao seu modo de vida, troca São Paulo pelo interior do Pará, envolvido com um projeto artístico, que, em sua perspectiva, dará um novo sentido à sua existência. Cauby vê esse projeto como uma oportunidade de, pela primeira vez, interferir fisicamente na realidade, que até aquele momento ele vinha se limitando a registrar fotograficamente.

É um homem cético em relação ao amor e devotado em relação à beleza. Ocorre que, ao defrontar-se com a realidade crua do lugar e, mais que isso, com uma mulher imprevisível, ele perde completamente o controle de seu destino. Vive uma história de amor inédita em sua vida, que o obriga a abdicar de sua identidade e a desafiar a morte numa experiência visceral.

Interessa igualmente mostrar, com a personagem Lavínia, o percurso de uma menina nascida na periferia do Rio de Janeiro, com histórico familiar cruel, que vai para as ruas fazer sua vida.

A chance de reintegração social se dá pelas mãos de um líder religioso, o que, de certa forma, a apazigua emocionalmente. O encontro com o fotógrafo vai fazer com que ela traga novamente à tona suas ambigüidades, agora de uma forma dilacerante. O personagem do pastor também será transformado pela experiência amorosa com Lavínia, que o leva a vivenciar inesperados limites carnais, questionando o universo estritamente espiritual em que ele vivia confinado até então. Por fim, temos o inusitado desfecho dessa trama – um triângulo amoroso com um duplo vértice feminino –, quando é a população local que reage ao caso de amor clandestino entre Cauby e Lavínia.

Como nos filmes anteriores de Beto Brant, Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios busca refletir sobre questões contemporâneas, sempre relativizando as razões de cada personagem, evitando a visão maniqueísta do mundo e permitindo que o comportamento dos personagens surpreenda por sua condição humana.

Elenco

Camila Pitanga
Gustavo Machado
Zecarlos Machado
Gero Camilo
Adriano Barroso
Magnólio de Oliveira
Simone Sou
Lívea Amazonas
Antônio Pitanga

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Eu Receberia As Piores Notícias Dos Seus Lindos Lábios (2001) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Beto Brant e Renato Ciasca
Roteiro: Marçal Aquino, Beto Brant e Renato Ciasca
Produção: Bianca Villar e Renato Ciasca
Direção de Fotografia: Lula Araújo
Montagem: Willem Dias
Trilha Sonora: Simone Sou e Alfredo Bello
Empresa Produtora: Drama Filmes

Bibliografia

Internet:

SITE OFICIAL. http://www.dramafilmes.com.br/projetos/receberia.htm

Livros:

AQUINO, Marçal. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. São Paulo: Cia. das Letras, .

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios (2011)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.