fbpx

Eva Nil (1909-1990)

Biografia

Eva Clotilda Leopolda Tonetti Comello, em arte conhecida como Eva Nil (ou ainda Eva Comello), foi uma atriz nascida na cidade do Cairo, no Egito, no dia 25 de junho de 1909.

Com seis anos de idade chega a Cataguases (MG), onde se radica. Filha de Pedro Comello, diretor, fotógrafo e sócio de Humberto Mauro.

Começa sua carreira participando dos filmes que o pai fazia, como o curta Valadião, o Cratera (1925), ainda com o nome Eva Comello. Seu primeiro longa é Na Primavera da Vida (1926). Participou ativamente do Ciclo de Cataguases, com Humberto Mauro. Em 1927, vai para o Rio de Janeiro participar de Barro Humano.

De personalidade forte, resolve abandonar a carreira em 1928, segundo ela, por não se conformar com o amadorismo e a precariedade que retardam o desenvolvimento do cinema no Brasil. Faz poucos filmes, mas o suficiente para se tornar musa do cinema mudo brasileiro, nos anos 1920 e 1930. Seu rosto é impresso na revista Cinearte por duas vezes, o que ajuda a consolidar sua fama e criar o mito, sendo chamada por muitos de A Greta Garbo Brasileira.

Após a década de 1930, dedicou-se ao ateliê fotográfico do pai, recusando dezenas de convites para voltar ao cinema.

Solteira, solitária e esquecida, um dos rostos mais enigmáticos do cinema brasileiro morre em 15 de agosto de 1990, aos 81 anos de idade, em Cataguases, de causas naturais.

Filmografia

1976 :: Mulheres de Cinema (CM)
1929 :: Barro Humano
1927 :: Senhorita Agora Mesmo (CM)
1926 :: Mistérios de São Mateus
1926 :: Na Primavera da Vida
1926 :: Dois Irmãos (Inacabado)
1925 :: Valadião, o Cratera
1925 :: Os Três Irmãos

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Eva Nil. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/eva-nil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Eva Nil (1909-1990)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.