fbpx

F.M.L. Mellinger

Biografia

Fritz Meldy Lucien Mellinger, em arte mais conhecido como F.M.L. Mellinger, é um cineasta e diretor de fotografia nascido em Paris, na França, em 1914. Radicou-se no Brasil a partir de 1938 e logo integrou-se a turma de cinema do Rio de Janeiro.

Foi assistente de câmera em E O Circo Chegou (1940) e Entra na Farra (1941).

Em 1947, tem sua primeira experiência como fotógrafo no Brasil, ao completar o filme Uma Aventura aos Quarenta, de Silveira Sampaio, uma vez que o fotógrafo oficial, Antonio Leal, havia falecido sem completar o filme.

Nos anos 60, acumulou alguns cargos e, em 1971, dirigiu seu primeiro curta, O Incrível Luiz de Barros. Em 1974, produziu, dirigiu e fotografou seu único longa metragem, A Transa do Turfe.

Filmografia

1947-Uma Aventura aos Quarenta (cofot. Antonio Leal); 1968-Panorama do Cinema Brasileiro (cenas adicionais); 1971-O Incrível Luiz de Barros (CM) (dir., como Lucien Mellinger); 1972-É Isso Aí, Bicho! (Geração Bendita); 1973-Ambição e Ódio (cofot. Affonso Vianna); 1974-A Transa do Turfe (dir.).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.