fbpx

Fabrizia Pinto

Fabrizia Alves Pinto, em arte também conhecida como Fabrizia Pinto, é uma cineasta e produtora brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) em 1961. Tem formação acadêmica em teatro, balé e mímica em diversas escolas estrangeiras, como o Mime Center, de Adan Dadrius, Desmond Jones School of Mime e o Lee Strasberg Theatre Institute. É filha do cartunista Ziraldo.

Começou a trabalhar como diretora de espetáculos teatrais. Sua estreia foi assinando a direção corporal da peça Nosferatu, de Moacyr Góes, e o seu primeiro grande projeto foi a direção de Othello – A sombra de uma dúvida, adaptação da obra de Shakespeare.

No cinema, dividiu a direção com Fernando Meirelles do longa-metragem Menino Maluquinho 2: A Aventura (1998) e, junto com Mari Stockler e Lílian Amarante, também codirigiu e produziu um documentário Da Gaivota (1998), sobre a peça homônima de Daniela Thomas.

Para a televisão, tem no currículo a direção de vários comerciais e séries Motel, Beleza S/A e Elas por Elas. Dirigiu também episódios das séries Filhos do Carnaval, Antônia e Som e Fúria.

Filmografia

:: Filmografia como Diretora ::

2021 :: Ziraldo, Era uma Vez um Menino
1998 :: Da Gaivota (codir. Mari Stockler e Lílian Amarante)
1998 :: Menino Maluquinho 2: A Aventura (codir. Fernando Meirelles)

:: Filmografia como Roteirista ::

1998 :: Menino Maluquinho 2: A Aventura

:: Filmografia como Produtora ::

1998 :: Da Gaivota

Bibliografia

Livros:

Internet:

45º MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO. . Disponível no endereço:
FILMEB. Fabrizia Alves Pinto. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/diretor/fabrizia-alves-pinto
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Fabrizia Pinto. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/fabrizia-pinto/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.