fbpx

Fafy Siqueira

Bibliografia

Fátima Figueiredo, em arte mais conhecida como Fafy Siqueira, é uma atriz, humorista, cantora, compositora, diretora de teatro e comediante brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 17 de outubro de 1954.

Iniciou sua carreira profissional como cantora, na década de 1970, ao participar de diversos festivais de música. Em 1984, estreia no teatro, na peça Amor, direção de Marco Antonio Palmeira. Em 1985, surgiu o cinema em sua vida, e estrelou o filme Urubus e Papagaios. Em seu início, na televisão, fazia imitações perfeitas de Ronald Golias, Roberto Carlos e demais personalidades do mundo artístico.

Sua primeira novela aconteceu em 1986, Hipertensão, mas, graças ao seu talento de comediante nata, começou a ser aproveitada em humorísticos como Escolinha do Professor Raimundo, consagrada com as personagens Lusa do Canindé e Gardênia Alves. No SBT, participou do programa A Praça é Nossa. De volta à Rede Globo, entrou para o Zorra Total.

Como atriz, participou de muitas novelas como Zazá (1997), Pé na Jaca (2007) e Duas Caras (2008).

Como compositora, criou várias canções para Xuxa, Sandy & Junior, Sandra de Sá, Joana, Renato Aragão, Maria Creuza e Toni Tornado.

Fez sucesso no teatro com o show Do-Re-Mi-Fafy e Fafy Siqueira ou Não Queira, com direção de Chico Anysio. Brilha também na peça Os Monólogos da Vagina e Aconteceu com Shirley Taylor. Em 2008 estreia o show Nós Amamos o Humor.

Filmografia

2020 :: Juntos e Enrolados
2016 :: O Shaolin do Sertão
2009 :: Xuxa e o Mistério de Feiurinha
1990 :: Uma Escola Atrapalhada
1990 :: Sonho de Verão
1987 :: Romance da Empregada
1985 :: Urubus e Papagaios

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Fafy Siqueira. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/fafy-siqueira/
MONTENEGRO & RAMAN. Fafy Siqueira. Disponível no endereço: http://www.montenegroeraman.com.br/fafy-siqueira/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Fafy Siqueira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.