fbpx

Fatimarlei Lunardelli

Biografia

Fatimarlei Lunardelli é uma jornalista, escritora, professora e crítica de cinema brasileira nascida em Guaporé, no Rio Grande do Sul, no dia 02 de fevereiro de 1961. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), com mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Comunicação, também pela USP (2002).

Iniciou sua atividade profissional em 1982, na Rádio da Universidade, da UFRGS. Trabalhou na Rádio Pampa, Rádio Bandeirantes FM, Correio do Povo, Jornal do Comércio e O Pioneiro. A partir de 1989, foi programadora do Cinema Universitário, da UFRGS.

Sua dissertação de mestrado na USP, um estudo sobre o cinema popular do grupo Os Trapalhões, foi publicada em 1996. Tem mais dois livros publicados, um sobre a história do Clube de Cinema de Porto Alegre e outro sobre a crítica de cinema em Porto Alegre nos anos 1960. Tem ainda publicados vários capítulos de livros coletivos e artigos em revistas especializadas. Em 2002, organizou o catálogo de 21 anos do Unicultura, programa de extensão universitária da UFRGS. É colaboradora da revista de cinema Teorema desde os seus primeiros números.

É professora do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos, responsável pelas disciplinas de Teorias do Cinema, Crítica Cinematográfica e Análise Fílmica. Também atua como jornalista na UFRGS, onde coordena, com Miriam Rossini, o Núcleo de Cinema e Comunicação.

É sócia fundadora da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul). É também membro da Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul.

Publicações

LUNARDELLI, Fatimarlei. A Crítica de Cinema em Porto Alegre na década de 1960. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ SMC, 2008.
______. Quando éramos jovens: História do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS/Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2000.
______. Ô Psit! O cinema popular dos Trapalhões. Porto Alegre: Editora Artes e Ofícios, 1996.

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Fatimarlei Lunardelli. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/fatimarlei-lunardelli/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.