fbpx

Felipe Macedo

Biografia

Felipe Macedo é Cineclubista há muitos anos, ajudou a criar um bom número de cineclubes, alguns dos quais marcaram um pouco seu tempo: Barraco, Bixiga, Oscarito, Elétrico.

Felipe Macedo também participou da criação do CPCine, uma entidade cineclubista voltada para a criação de um circuito de salas populares de cinema, isto é, espaços sustentáveis mas com ingresso barato, baseados em tecnologia digital, com qualidade de projeção, conforto e também capilaridade – nos bairros e nas cidades que já não têm mais cinemas: o PopCine.

Iniciado na gestão do cineasta João Batista de Andrade na secretaria de Cultura de São Paulo, o projeto PopCine foi cancelado pela gestão Serra no governo do Estado, antes de realmente funcionar.

Felipe Macedo desenvolve projetos de pesquisa sobre o cineclubismo e a organização do público na Universidade de Montreal, no Canadá, onde reside. Mantém seus vínculos estreitos com o movimento cineclubista brasileiro e internacional como Editor da revista internacional Cadernos dos Cineclubes.

Bastante desesperançado do apoio público, Felipe Macedo continua acreditando e lutando pelo projeto de salas populares de cinema, o único caminho para o cinema brasileiro – e do mundo todo – encontrar realmente o público brasileiro.

Bibliografia

Internet:

BLOG CINECLUBE: APONTAMENTOS. Disponível no endereço: http://felipemacedocineclubes.blogspot.com/
POPCINE. Disponível no endereço: http://popcines.blogspot.com/
BLOG MEU QUERIDO DIÁRIO CINECLUBISTA. Disponível no endereço: http://diariocineclubista.blogspot.com/
BLOG MANUAL DO CINECLUBE. Disponível no endereço: http://manualdocineclube.blogspot.com/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.