fbpx

Fernanda Vareille

Biografia

FOTO Fernanda VareilleFernanda Fontes Vareille, em arte mais conhecida como Fernanda Vareille, é uma documentarista brasileira. É a fundadora da Águas de Março, produtora de cinema. Formada em cinema pela Sorbonne Nouvelle e em Jornalismo de TV pela Universidade de Londres, a diretora baiana trabalha com ficção e realidade.

Entre os trabalhos premiados, destaque para Let me Live (Deixe-me Viver/2009), que recebeu, em 2010, o prêmio do júri de melhor documentário no Festival de Cinema da Anistia Internacional em Paris. Let me Live também foi indicado, em 2010, para os festivais Droits de L’homme, em Paris, e Droits de L’homme, em Genebra. Gravado em território palestino, o filme retrata a resistência pacífica de jovens artistas e voluntários internacionais à presença militar de Israel na Cisjordânia. Outro documentário, A Maior Prisão da Terra (The Largest Prision on Earth/2007), foi indicado para os festivais Globians Filme Festival (Potsdam, Alemanha), VI International Non-Budget Film Festival (Gibara, Cuba), International Film Festival (África do Sul) e ÉCU The European Independent Film Festival (Paris, França). Em TV, Fernanda Vareille produziu e dirigiu reportagens para o programa jornalístico Mosaico Baiano, da Rede Bahia (afiliada da TV Globo em Salvador).

Em 2014, na França, roteirizou e dirigiu o curta-metragem La Bascule. Em 2015, a diretora finalizou A Loucura entre Nós, um documentário que mergulha no universo dos pacientes de um hospital psiquiátrico brasileiro.

Filmografia

2016 :: A Loucura entre Nós
2014 :: La Bascule

Bibliografia

Internet:

A LOUCURA ENTRE NÓS – BLOG OFICIAL. https://aloucuraentrenos.wordpress.com/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.