fbpx

Fernando Bezerra

Biografia

FOTO Fernando BezerraFernando Bezerra é um Ator brasileiro. Dono de uma interpretação cuidadosa, que prima autenticidade, Fernando Bezerra conta em sua carreira no cinema, com onze filmes gravados. Trabalhou com Maurice Capovilla no filme O Jogo da Vida, contracenando com Gianfrancesco Guarnieri e com a direção de Hermano Penna, fez os filmes Fronteira das Almas e Mário. Em Sargento Getúlio, também sob a direção de Hermano Penna, fez o papel do prisioneiro, contracenando com Lima Duarte, que interpretou o Sargento Getúlio.

Ao participar do filme Linha de Passe, sob a direção de Walter Salles, Fernando foi indicado, pelo diretor, para fazer o protagonista do filme Transeunte, de Eryk Rocha. Com este filme, vieram os recentes prêmios de sua carreira no cinema. De 2010 aos dias de hoje, Transeunte já ganhou 22 prêmios, a maioria internacionais. No Brasil o filme ganhou como Melhor Filme Brasileiro de 2011, pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema.

Por sua atuação no filme, Fernando ganhou outros três prêmios: Melhor Ator, no Festival de Brasília em 2010, Menção Honrosa, em Salvador e o prêmio de Melhor Ator de 2011, pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema em São Paulo.

Fernando Bezerra também é autor de teatro. Começou escrevendo para o teatro infantil. A peça infantil, Vamos Jogar o Jogo do Jogo, ganhou prêmios e deu start para seus textos. Escreveu para o público adulto Entre Tapas e Beijos, peça montada com grande sucesso comercial pela companhia de Fúlvio Stefanini, com Silvia Bandeira e Fúlvio Stefanini no elenco, sob a direção de Jacques Lagoa. Atualmente, Fernando Bezerra dedica-se a montagem da peça O Jardim, de sua autoria e ainda, de trabalhos que combinam música e literatura, como o recente espetáculo Chuteiras Imortais, onde interpreta crônicas de Nelson Rodrigues.

Filmografia

2010 :: Transeunte …. Expedito
2008 :: Linha de Passe
1986 :: Fronteira das Almas
1981 :: Eles não usam Black-Tie
1979 :: Sargento Getúlio
1976 :: O Jogo da Vida
:: Mário

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Fernando Bezerra

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.