fbpx

Fernando Bonassi

Biografia

Fernando Bonassi é roteirista de cinema e TV, dramaturgo, cineasta e escritor de diversas obras, entre elas Um Céu de Estrelas (Ed Siciliano); Subúrbio, Crimes Conjugais e 100 Histórias Colhidas na Rua (Scritta); O Amor é Uma Dor Feliz (Moderna); O Céu e o Fundo do Mar (Geração Editorial); Declaração Universal do Moleque Invocado (Cosac & Naify) e São Paulo/Brasil (Ed. Dimensão), ambos finalistas do Prêmio Jabuti.

É co-roteirista de filmes como Os Matadores (de Beto Brant); Através da Janela (de Tata Amaral); Castelo Ra Tim Bum (de Cao Hamburguer); Carandiru (de Hector Babenco – Prêmio TAM do Cinema Brasileiro 2003 – melhor roteiro adaptado); Garotas do ABC (de Carlos Reichenbach), Cazuza (de Sandra Werneck – Prêmio TAM do Cinema Brasileiro 2004 – melhor roteiro adaptado). Em 2006, foi co-autor, com o cineasta chinês Yu Lik Way, do roteiro da co-produção Brasil/China Plastic City.

No teatro, destacam-se as montagens de Apocalipse 1,11 (com o Teatro da Vertigem); “Três Cigarros e a Última Lasanha” (com Renato Borghi e direção de Débora Dubois); “Arena Conta Danton” com a Cia Livre de Teatro; a encenação do fragmento “Estilhaços de São Paulo”, no espetáculo “Megalopolis” do Theater der Klaenge (Sttutgart, Alemanha) e “Centro Nervoso”, quando estreou na direção, em 2006.

Publicações

BONASSI, Fernando. Prova Contrária. : , .
BONASSI, Fernando. Um Céu de Estrelas. : Siciliano, .
BONASSI, Fernando. Subúrbio, Crimes Conjugais e 100 Histórias Colhidas na Rua. : Scritta, .
BONASSI, Fernando. O Amor é Uma Dor Feliz. : Moderna, .
BONASSI, Fernando. O Céu e o Fundo do Mar. : Geração Editorial, .
BONASSI, Fernando. Declaração Universal do Moleque Invocado. : Cosac & Naify, .
BONASSI, Fernando. São Paulo/Brasil. : Ed. Dimensão, .

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

BALLERINI, Franthiesco. Cinema Brasileiro no Século 21. São Paulo: Summus Editorial, 2012.

BONASSI, Fernando. Prova Contrária. : , .

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Fernando Bonassi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.