fbpx

Fernão Pessoa Ramos

Biografia

Fernão Pessoa Ramos é professor titular do Departamento de Cinema (DECINE) do Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Seus projetos de pesquisa concentram-se na área de Estudos de Cinema, cobrindo história, teoria e ensino. Publicou artigos e livros sobre Cinema Documentário, Cinema Brasileiro, Ensino de Cinema na universidade brasileira e Teoria do Cinema. Foi presidente fundador da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema) entidade que dirigiu entre 1996 e 2001. Também coordenou o Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes (1997/2001) e foi Chefe do Departamento de Cinema (DECINE), entre 2005 e 2007.

Em 2002, atuou como professor convidado da Universidade Paris III/Sorbonne Nouvelle, no Departamento Cinéma et Audiovisuel, onde ministrou cursos em Teoria do Cinema e História do Cinema Brasileiro. Em 2008 lançou o livro Mas afinal… o que é mesmo documentário? pela Editora do SENAC. Em 2005, pela mesma editora, publicou, como autor e organizador, Teoria Contemporânea do Cinema (2 vols). Também é autor de Cinema Marginal – a representação em seu limite (Brasiliense). Organizou e editou a Enciclopédia do Cinema Brasileiro (em co-autoria com Luiz Felipe Miranda) e História do Cinema Brasileiro (Art Editora). Edita a Coleção CAMPO IMAGÉTICO, pela Editora Papirus, com 16 livros publicados sobre cinema e fotografia. Atualmente coordena o CEPECIDOC (Centro de Pesquisas de Cinema Documentário da UNICAMP), desenvolvendo projetos sobre cinema documentário. Além de pesquisas em documentário, também orienta, mestrado e doutorado, em cinema brasileiro. É pesquisador 1C do CNPq com o projeto Fundamentos do Documentário: Ética, Fronteiras, Narratividade.

Publicações

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas Afinal… O que é mesmo documentário?. São Paulo: Senac, 2008.
RAMOS, Fernão Pessoa. (org.) História do Cinema Brasileiro. Segunda Edição. São Paulo: Art Editora, 1990.
______. Cinema Marginal: 1968-1973. São Paulo: Editora Brasiliense/Embrafilme/Ministério da Cultura, 1987.
RAMOS, Fernão Pessoa; MIRANDA, Luiz Felipe (org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac, 2000.
SCHVARZMAN, Sheila; RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Nova história do cinema brasileiro – Volume 1. São Paulo: Edições Sesc São Paulo: 2018.
______; RAMOS, Fernão Pessoa (Org.). Nova história do cinema brasileiro – Volume 2. São Paulo: Edições Sesc São Paulo: 2018.

Bibliografia

:: Fontes de Referência ::

Livros:

Internet:

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]