fbpx

Festival Filmes da Estação

Evento

O Festival Filmes da Estação, de Juiz de Fora (MG), está com retorno marcado. A segunda edição da mostra acontece entre os dias 4 e 6 de maio de 2018 e recebe inscrições de curtas-metragens brasileiros. O registro gratuito e online dos filmes deve ser feito por meio da ficha disponibilizada no site até o dia 25 de fevereiro.

Os produtores interessados podem inscrever quantos vídeos desejarem, desde que cada obra tenha sido produzida a partir de janeiro de 2016 e possua duração máxima de 20 minutos. Também cabe ao responsável pelo filme declarar a classificação indicativa, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Justiça.

Serão aceitos curtas-metragens com qualquer temática, as únicas exceções são as produções que possuem finalidade de promover instituições e/ou empresas e as que foram elaboradas exclusivamente para a televisão.

Todos os filmes inscritos serão submetidos à avaliação preliminar de uma curadoria convidada, responsável pela composição da Mostra Competitiva. Um júri nomeado pela organização do Festival premiará três produções que receberão o Troféu de Melhor Filme, Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri. O público também poderá votar no curta que receberá o Troféu de Melhor Filme do Júri Popular. Não haverá premiação em dinheiro ou bens. A obra que não for selecionada para a Mostra Competitiva pode ser incluída em outra mostra dentro do Festival.

A primeira edição do Festival Filmes da Estação aconteceu entre os dias 12 e 15 de maio de 2015. Contou com um total de 611 filmes inscritos, vindos de todos os cantos do país. A programação final, composta por 57 curtas-metragens, foi exibida em quatro mostras, Estação; Xangai; Extra e Trenzinho. As duas primeiras transformaram a Praça da Estação em um cinema a céu aberto, tendo como paredes o conjunto arquitetônico considerado a porta de entrada do município no século XIX.

Mais de 700 pessoas se emocionaram, se divertiram e refletiram ao longo dos quatro dias de exibição, cumprindo diversos objetivos, que vão desde a formação de público, ao incentivo da circulação de filmes com esse formato no país. O Festival também abriu espaço para que novos cineastas apresentem um retrato da produção contemporânea de filmes, promovendo também a valorização e a utilização do espaço público da Praça. O Filmes da Estação conta com o patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora, Funalfa e Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes.

strong>Programação

strong>Bibliografia

Internet:

FESTIVAL FILMES DA ESTAÇÃO. http://www.filmesdaestacao.com.br

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.