fbpx

1º Festival Nacional de Cinema de Petrópolis

Histórico

De 19 a 26 de novembro de 2010, aconteceu o 1º Festival Nacional de Cinema de Petrópolis. A abertura do evento foi realizada em um evento exclusivo para convidados no Palácio de Cristal, em que foram homenageados a atriz Itala Nandi, o cineasta Zelito Viana e o ator Stepan Nercessian.

Durante toda a semana, foram exibidos curtas e longas-metragens de produção nacional. As exibições aconteceram no Theatro Dom Pedro, a partir das 14h e 15h. A Mostra dos Homenageados aconteceu nos dias 20 e 21. A partir do dia 20 foram realizadas também as mostras infantil e infanto-juvenil.

Os amantes da sétima arte puderam participar também de oficinas cinema, cujo foco foi a cadeia do audiovisual brasileiro: produção, distribuição e exibição. Outros temas relevantes para quem quer ingressar na área, como o mercado de trabalho, a formação profissional e leis de incentivo (com destaque para a nova redação da Lei Rouanet) também foram abordados. As aulas aconteceram entre os dias 22 e 25, em dois turnos – tarde (de 16h às 18h) e noite (de 20h às 22h). As oficinas trabalharam com o conceito metodológico de aulas coletivas, exibição de conteúdo audiovisual e sua análise, teoria, material e exercícios práticos. Maiores informações sobre o procedimento para realizar inscrição, permitida apenas a maiores de 16 anos, podem ser encontradas no blog do festival. As vagas são sempre limitadas.

O festival foi encerrado com debates sobre os temas Políticas Culturais – públicas e privadas, Lei Rouanet e Mercado de Trabalho de Cinema.

Bibliografia

Internet:

blog do festival

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.