fbpx

Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano (2009)

Trailer

Sinopse

Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.

Após 11 anos de muito trabalho foi exibido pela primeira vez, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o documentário Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano, de Henrique Dantas, sobre o grupo Novos Baianos que foi constituído por Moraes Moreira, Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes e Baby Consuelo ou Baby do Brasil.

No longa é mostrada toda a influencia que o musico João Gilberto exerceu nos Novos Baianos, e a sua importância no aprimoramento musical do grupo. Toda a história, formação e trajetória do grupo Novos Baianos é retratada através de imagens, vídeos e depoimentos de quem acompanhou e vivenciou, com o intuito de traçar um panorama da MPB dos anos 60 e 70 através do grupo que inovou e revolucionou o cenário musical. O documentário traz a tona o estilo de vida comunitário adotado, e sua influência sobre os resultados no trabalho do grupo, e paralelo a isso mostra-se a realidade da época, década de 70 que é retratada através de vídeos da Ditadura Militar.

Aparecem no longa Moraes Moreira, Pepeu Gomes e seus irmãos, Tom Zé, Galvão, Paulinho Boca de Cantor, o produtor Solano Ribeiro, o cineasta Orlando Senna entre outras figuras representativas dos anos 60 e 70. Porém o grande homenageado, João Gilberto e Baby do Brasil, não emprestaram a sua imagem para o documentário, restando assim um grande espaço no mesmo. Apesar de está presente por meio de citações, João Gilberto só aparece em fotografia. “Por um momento, alimentamos a possibilidade de fazer uma entrevista com ele, mas infelizmente não aconteceu e achamos melhor mencioná-lo desse jeito”, revelou o diretor do longa, Henrique Dantas.

Outra ausência no documentário é da cantora Baby Consuelo (que fez parte do grupo), que só aparece em imagens. Baby até chegou a ser entrevistada, porém a mesma não autorizou o uso das suas imagens no documentário. Henrique Dantas, diretor do filme afirma que a entrevista com Baby foi sensacional, e que até o último momento tentaram negociar com a cantora, mas não chegaram a um acordo, pois o cachê exigido pela mesma não condizia com a verba do filme.

Elenco

Tom Zé
Orlando Senna
Mário Luiz Tompson de Carvalho

Ficha Técnica

Título Original: Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano
Gênero: Documentário
Direção: Henrique Dantas
Roteiro: Henrique Dantas e Bau Carvalho
Produtor Executivo: Henrique Dantas
Diretor de Fotografia: Hans Harold
Montagem: Bau Carvalho e Henrique Dantas
Produção: Adler Paz, Bau Carvalho e Solange Lima
Som: Nicolas Hallet e Paulinho Seabra
Produtor de Finalização: Marcos Carvalho e Lula Oliveira
Finalizador: Bau Carvalho
Empresa Produtora: Hamaca Filmes
Música: Novos Baianos e Roberto Barreto
Desenhista de Créditos: Izqui (Joselito Cochran); Ricardo Bertol
Concepção Gráfica: Fabrício Branco
Assistente de Produção: Daniel Fróes
Consultoria Jurídica: Caio Mariano Senna
Duração: 76 minutos
Formato: Digital e 35mm
Som: Dolby 5.1
Janela: 1.85
Ano de Produção: 2009
Classificação Etária: Livre
Patrocínio: Petrobras e Neoenergia

Viabilizado pela Lei de Incentivo do Audiovisual (Art. 1ºA)
Este filme foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural

Bibliografia

http://www.filhosdejoao.com.br/ – Site Oficial – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano (2009)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.