fbpx

Flávio Frederico

Biografia

FOTO Flavio FredericoFlávio Frederico é um cineasta brasileiro. Estudou Arquitetura e Cinema na Universidade de São Paulo. Desde 1988 trabalhou em diversas atividades audiovisuais como fotografia, televisão e cinema.

Em 1992, na USP, fez seu primeiro curta, Nazareno. De 1993 a 1997 foi o coordenador de estúdio da O2 Filmes, aonde produziu seu segundo curta, Vencido. Em 1998 co-produziu seu terceiro curta, Todo Dia Todo, com a Superfilmes. O filme obteve grande êxito internacional sendo premiado na Espanha (Bilbao e Barcelona), Itália (Montecatini), Estados Unidos (San Francisco), Dinamarca (Odense) e Alemanha (Munich). No Brasil recebeu os prêmios principais na Jornada de Cinema da Bahia e no Festival do Rio. Esteve na seleção oficial do Festival de Cinema de Nova York, Sundance, Rotterdam, Hamburgo, Bruxellas, Biarritz e outros 30 festivais internacionais. O filme foi vendido para televisões de cinco países (EUA, Espanha, Noruegua, Dinamarca e França).

Em 1999, finaliza seu primeiro curta documental, Copacabana, premiado no Festival de Gramado, Festival Int. de Documentários “É Tudo Verdade”, Festival de Brasília, Festival do Recife e Festival de Curitiba. Internacionalmente esteve em Rotterdam, Oberhausen, Vila do Conde, Drama, Bristol e no London Film Festival. Em 2000 foi diretor assistente da série premiada de dez documentários para TV “O Povo Brasileiro” (GNT/TVCultura), tendo dirigido a filmagem de quatro episódios.

Neste mesmo ano lança seu quinto curta, Pormenores, eleito um dos cinco melhores curtas do ano no Grande Prêmio Cinema Brasil e um dos três finalistas do Prêmio ABC de Cinematografia, sendo premiado nos Festivais de Vitória e Varginha. Internacionalmente foi exibido em festivais como Tampere (Finlandia) e Aspen (EUA). Seu primeiro longa, Urbânia, com roteiro premiado pelo Fundo Hupert Bauls da Holanda, foi lançado em 2001 e premiado em Gramado e na Jornada da Bahia. Na sua primeira exibição pública, no Festival de Rotterdam (Holanda), obteve média de 8,26 do público. Foi selecionado para os festivais de Montreal, Mannheim-Heidelberg, NY Latin Beat, Mar del Plata entre outros. Comercialmente foi lançado em salas de São Paulo, Rio, Porto Alegre e Vitoria.

Em 2002, lança o curta Ofusca, roteiro contemplado com o prêmio estímulo para realização de filme de curta-metragem. O filme teve sua estréia mundial no Festival de Oberhausen (Alemanha) e foi premiado nos Festivais de Recife, Cuiabá e recebeu o prêmio dos cineclubes portugueses no festival Luso Brasileiro (Portugal). Em 2003 finaliza o documentário para TV “Serra”, e em 2004 realiza o documentário “São Paulo – Retratos do Mundo”, com produção da Dezembro Editorial, ambos selecionados para o festival mais importante do gênero na América Latina, o “É Tudo Verdade”.

Com outro curta-metragem, Red, recebeu os prêmios de melhor filme pelo júri popular, melhor direção e melhor fotografia no Festival de Cuiabá/2005, melhor direção no Festival de Vitória/2006 e melhor roteiro no Festival de Belém/2005. Em seguida realizou o documentário “Caparaó”, que recebeu o prêmio de Melhor Longa Metragem Brasileiro no Festival “É Tudo Verdade” 2006, em sua primeira exibição pública. Fez também a produção executiva dos longa metragens Seja o que Deus quiser! (2002), de Murilo Salles; Árido Movie (2006), de Lírio Ferreira, e em 2006 voltou a trabalhar com Murilo Salles em Uma História Real.

Flavio Frederico dirigiu ainda o longa de ficção Boca, projeto premiado para Desenvolvimento pelo MINC, e finalizou o documentário: Quilombo.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2013 :: Em busca de Iara
2010 :: Boca
2007 :: Quilombo, Do Campo Grande aos Martins (Curta-metragem)
2007 :: Caparaó
2001 :: Urbânia
2005 :: Red
2000 :: Pormenores (Curta-metragem)
1999 :: Copacabana
1998 :: Todo dia Todo (Curta-metragem)
1993 :: Vencido
1992 :: Nazareno

:: Filmografia como Roterista ::

2013 :: Em busca de Iara
2010 :: Boca
2007 :: Quilombo, Do Campo Grande aos Martins (Curta-metragem)
2007 :: Caparaó
2006 :: Árido Movie
2001 :: Urbânia
2000 :: Pormenores (Curta-metragem)
1998 :: Todo dia Todo (Curta-metragem)

:: Filmografia como Produtor Executivo ::

2013 :: Em busca de Iara
2006 :: Uma História Real
2006 :: Árido Movie
2002 :: Seja o que Deus quiser!

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Flávio Frederico

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.