Francisco Campos (1905-)
Francisco José Cabello Campos, mais conhecido como Francisco Campos, é um cineasta, produtor e diretor de fotografia nascido em Carmo de Minas (MG) em 1905. É filho do produtor e diretor Antonio Campos, com quem aprendeu tudo sobre cinema.
Seu primeiro filme foi feito em parceria com o pai, Uma Excursão Arrojada, de 1924, ano em que funda a Campos Filme.
A partir dos anos 1930, dirige uma série de documentários sendo o último que se tem registro em 1958, o documentário Príncipe Mikasa em Capital Bandeirante.
Não se tem conhecimento da data do seu falecimento.
(direção e fotografia): 1924-Uma Excursão Arrojada (LM) (codir. e cofot. Antonio Campos); 1931-Casa de Caboclo (LM) (fot.); 1932-Canção da Primavera (LM) (fot.); 1935-Ação Comunitária; 1935-Asilo Santa Terezinha; 1939-Agricultura e Pecuária em Batatais, São Paulo; Batatais – Cidade dos Jar-dins; Décimo Terceiro Aniversário da Guarda Civil de São Paulo; O Interventor Federal em Batatais, São Paulo; A Pesca na Praia Grande (Santos); Visita dos Jornalistas do Interior de São Paulo a Capital; 1940-Avaré; Brasileiros e Argentinos Disputam a Copa Roca; Uma Corporação Eficiente; Inauguração do Autódromo de Interlagos; Inauguração do Estádio do Pacaembu; Perdemos a Copa Roca; Segundo Aniversário do Governo Ademar de Barros; 1941-Águas de Serra Negra; Férias em Santos; Patrocínio – Estado de Minas Gerais; Preventório Nossa Senhora da Conceição; 1942-De José Bonifácio a Avanhandava; Terceira Consulta de Chanceleres no Rio de Janeiro; 1943-A Arte na Cerâmica;Cachoeira dos Índios; A Cidade da Vida e da Saúde; Corintians Versus São Paulo; Décima Exposição de Animais e Produtos Derivados; O Desfile da Pecuária na Fazenda da Barra; Fazenda Cravinhos; A Industrialização da Banana; Mobilização da Pecuária; Ouro Branco e ouro Verde; A Pecuária em Desfile na Chácara do Alto; Pecuária em Mirasol; Primeira Exposição Regional de Animais de Ribeirão Preto; Primeiro Clássico de 1943; Primeiro Congresso Eucarístico Diocesano de Taubaté; Rumo a Mirasol; O Segundo Majestoso de 1943; 1944-Americana; Americana em Foco; Araras; O Desenvolvimento da Pecuária em São João da Boa Vista; Exposição de Orquideas; Fazenda Santa Albertina; Leme; O Progresso da Mecânica no Brasil; A Tecelagem em São Paulo; Vitalizando o Solo; 1945-A Pesca em São Paulo; 1948-Presidente Dutra Visita São Paulo; 1949-Melhoramentos Urbanos – Inaugurado Pela C.M.T.C. o Serviço de Troleibus; 1955-Chuvas de Rosas (38 Milagres); Encanto do Sertão; 1956-França – Centenária (dir.); 1958-Príncipe Mikasa em Capital Bandeirante.
Livros:
SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/francisco-campos/