fbpx

Francisco Carvalho

Biografia

Francisco Carvalho é um ator brasileiro nascido no Piauí em 1951.

Radicado em São Paulo desde 1975, iniciou sua carreira no teatro, em peças como Viagem ao Centro da Terra, direção de Ricardo Karman; A Hora e Vez de Augusto Matraga; Macunaíma, direção de Antunes Filho; O Santo e a Porca, A Grande Viagem de Merlim, O Ilha do Tesouro, etc., totalizando mais de trinta e cinco na carreira.

Estreou na televisão em 1993 na minissérie Agosto, no papel de Raimundo. Fez regular carreira em novelas e minisséries, como O Rei do Gado (1996), como Mauriti; Esperança (2002), como Marcos; Cidadão Brasileiro (2006), como Argemiro; Dance, Dance, Dance (2008), como Lourival Almeida, etc.

Estreou no cinema em 1985 no filme A Vingança do Réu, produção da Boca do Lixo Paulista. Em 2004, por sua atuação no filme Espelho d’Água – Uma Viagem no Rio São Francisco, recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Recife. Como não estava presente, o cineasta, Marcus Vinícius Cezar, recebeu o prêmio em seu lugar e, ao agradecer, convocou colegas de ofício a convidar o ator para seus elencos, comovendo a imensa plateia do festival pernambucano. O ator passava por momento difícil. Para sobreviver, vendia sanduíches nas ruas de São Paulo.

Em 2009, participou da minissérie Som & Fúria, de Fernando Meirelles, exibida pela TV Globo.

Filmografia

1985 – A Vingança do Réu
1998 – Caminho dos Sonhos (Um Sonho no Caroço do Abacate)
2000 – Soluções e Soluções
2004 – Espelho d’Água – Uma Viagem no Rio São Francisco
2006 – Canta Maria
2009 – Inversão

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Francisco Carvalho. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/francisco-carvalho/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.