fbpx

Francisco Pithon (-)

Biografia

Francisco Pithon, também conhecido como Pithon, foi um empresário do setor exibidor brasileiro. Homem do cinema nas décadas de 40, 50 e 60, que construiu e reformou salas de projeção, com destaque para o Cine Guarany.

Um verdadeiro e grande agitador cultural que, podemos dizer, revolucionou a sociedade baiana. Trouxe filmes de arte da Europa e criou uma alternativa à indústria de Hollywood. Francisco Pithon foi mais do que um exibidor, como se chamavam os responsáveis pelas salas. Agitador cultural, transformou a cidade com a projeção de filmes europeus, promoções para lançamentos e revitalização de espaços.

A certeza de fazer da capital baiana uma super-cidade, com cinemas de luxo à altura de megalópoles pelo mundo afora transformava-se em surpresa, a cada inauguração. Nesta época, a Bahia era pólo e muitos vinham banhar-se aqui, de mar e cultura.

Bibliografia

Livros:

NOVAES, Flávio Avelino De. Francisco Pithon: o Cinema na Bahia. Salvador: Alba, 2015.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Francisco Pithon (-)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.