fbpx

Francisco Torturra (1929-2008)

Biografia

FOTO Francisco TorturraFrancisco Torturra, conhecido também como Chico Torturra, é cineasta, diretor de fotografia e operador de câmera brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 26 de novembro de 1929. Fez parte da equipe do Canal 100, cinejornal produzido por Carlos Niemeyer.

Trabalhou como motorista de Nelson Rodrigues, o famoso dramaturgo e casa-se com Irene, irmã de Nelson. Milton Rodrigues o leva para detrás das câmeras no cinejornal O Globo Esportivo na Tela e logo suas imagens sobre futebol começam a chamar a atenção.

Chico, como era conhecido, a partir de 02 de dezembro de 1959 é cinegrafista da equipe do Canal 100, comandada por Carlos Niemeyer, tendo como mestre Jorge Aguiar, falecido em 1963. Sobressai-se, e hoje é considerado o melhor cinegrafista de futebol da história dos cinejornais. No Canal 100, ficou até 1986.

Com uma câmera Arri 2C à bateria e uma lente zoom de 400×600, Torturra ensinou o Brasil e filmar futebol. Além do futebol, filmou as ruas no golpe de 1964, é o primeiro a chegar ao incêndio do prédio da UNE no Flamengo, registra Juscelino inaugurando Brasília, Brigitte Bardot em Búzios, etc. Viaja por todo o mundo, cobre diversas Copas do Mundo, sendo a última em 1994, como integrante da equipe do documentário Todos os Corações do Mundo, de Murilo Salles.

Aposentado, ainda filmava casamentos e festas para levantar uns trocados. Do casamento com D.Irene, tinha duas filhas.

Faleceu de parada cardíaca, no dia 02 de março de 2008, no Espirito Santo, aos 78 anos de idade, quando em visita a sua primeira bisneta.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

1999 :: Histórias do Flamengo (cofot. Nélio Ferreira, Beto Campos, João Gonçalves da Rocha, Liercy de Oliveira e Cleumo Segond)
1985 :: Memórias de Um Cinejornal (cofot. Liercy de Oliveira e João Gonçalves da Rocha)
1978 :: Brasil de Bola 78 (cofot. Liercy de Oliveira, João Gonçalves da Rocha e Genário Batista)
1974 :: Futebol Total (cofot. Eurico Richers, José Pereira Dantas. Kleber Corini, Luercy Oliveira, João Gonçalves da Rocha, Walquer Soares)
1971 :: Brasil Bom de Bola (cofot. Hugo Ângelo Pavanello, João Gonçalves da Rocha, Liercy de Oliveira e Milton Correa de Castro)
1963 :: Carnaval de 1963 (CM) (cofot. Liercy Oliveira, Pompilho Tostes, Milton Correia e Jorge Aguiar)
1946 :: Clube dos Marimbás (CM)
1946 :: Enchente do Rio Negro (CM)
1943 :: Jogo de Futebol Pró-Expedicionário (CM)

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

1946 :: Clube dos Marimbás (CM)
1946 :: Enchente do Rio Negro (CM)
1943 :: Jogo de Futebol Pró-Expedicionário (CM)

Bibliografia

:: Fontes de Referência ::

Livros:

PINHEIRO, Claudia; NIEMEYER, Carla. Canal 100: uma câmera lúdica, explosiva e dramática. Rio de Janeiro: DoisUm Produções, 2014.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/francisco-torturra/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.