fbpx

Francisco Xavier (1879-1935)

Biografia

Francisco Maria Vieira Xavier, em arte conhecida como Francisco Xavier, é um ator nascido em Vila Real, Portugal, no dia 28 de maio de 1879. Apaixonado por cinema, sua atividade foi sempre febril no setor. É pai de Carlos Xavier.

Foi aluno de Apolônia Pinto, na Companhia Teatral e ator na Companhia Dramática Francisco Santos. Em 1913, estreou no cinema, no filme O Crime dos Banhados, uma das primeiras películas realizadas na Região Sul do Brasil. Em seguida resolveu ser empresário cinematográfico, sendo fundador da Empresa Xavier & Santos, empresa proprietária do Cine Sete de Abril, em Pelotas (RS).

Faleceu em 04 de fevereiro de 1935, em Pelotas, aos 55 anos.

Filmografia

1932 :: Alma do Brasil
1913 :: O Crime dos Banhados

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Francisco Xavier. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/francisco-xavier/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Francisco Xavier (1879-1935)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.