fbpx

Franco Groia

Franco de Rezende Mendes Groia, em arte mais conhecido como Franco Groia, é um cineasta, roteirista, diretor de fotografia, produtor audiovisual, montador, professor universitário e sindicalista brasileiro nascido em Juiz de Fora (MG) no dia 30 de maio de 1973.

Formado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui Especialização em Globalização, Mídia e Cidadania também pela UFJF. Em 2010, fez o curso FGV/Managerment – Film & Television Business, da Fundação Getúlio Vargas (RJ).

Como profissional do audiovisual, sempre procurou estar atualizado em seus conhecimentos técnicos na área cinematográfica, fazendo diversos cursos voltados para sua melhor capacitação e aperfeiçoamento técnico e artístico. Desta forma, foi aluno de grandes nomes do cinema brasileiro como Walter Lima Jr., Mário Carneiro, Affonso Beato, Sérgio Sanz, Pedro Ernesto Stilpen, Cezar Elias, Tito Ameijeiras, Rodrigo Teixeira, Maria Muricy e Tainá Menezes.

Como diretor, tem grande experiência na área publicitária e de filmes de artes, desenvolvendo desde o roteiro à linguagem cinematográfica na prática. Como produtor, tem seu trabalho com ênfase em Administração e Produção de Filmes, atuando há mais de 18 anos no mercado audiovisual mineiro, através da Groia Filmes, sua empresa produtora.

Em 2002, criou o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora, evento anual focado na promoção de filmes produzidos pela nova geração de realizadores do cinema nacional. Entre os anos de 2002-2004, ficou na função de coordenação geral, curadoria dos filmes e coordenação da imprensa do festival. Com a consolidação do evento no Calendário Oficial do Município, se deligou do evento, que acontece até hoje sob a direção do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora e da UFJF.

Em agosto de 2003, foi um dos primeiros professores no Campus de Juiz de Fora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) (hoje denominada Centro Universitário UNIVERSO), onde já lecionou diversas disciplinas ligadas à área da Comunicação na grade curricular não só nos cursos de Cinema, TV e Mídia Digital, Produção Audiovisual, Jornalismo e Publicidade, como também nos cursos de Administração (Comunicação Empresarial) e Enfermagem (Comunicação em Saúde).

Nos últimos anos, Franco Groia tem focado suas energias na produção executiva de projetos. No ano de 2009, participou do Curso de Capacitação de Produtores Audiovisuais, promovido pela Latin American Training Center (LATC), ministrado na cidade do Rio de Janeiro.

Em 2010, criou o portal ‘História do Cinema Brasileiro‘ – e do qual é o coordenador e editor geral -, onde coordena o desenvolvimento de conteúdos de caráter enciclopédico com o objetivo de promover os talentos criativos da cinematografia nacional, divulgar filmes, empresas de diferentes setores produtivos, além de criar mecanismos de pesquisa e educação sobre o tema.

É sócio acadêmico da Academia Brasileira de Cinema (ABC), entidade com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento do cinema como manifestação artística, ajudando, desta forma, a fortalecer a indústria cinematográfica brasileira.

Como diretor de fotografia, é membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABCine), entidade que reúne profissionais do audiovisual brasileiro com o objetivo de incentivar a troca de ideias e informações para democratizar e multiplicar o aperfeiçoamento técnico e artístico da categoria.

:: Filmografia como Diretor ::

2008 :: Dudu Lima – Ouro de Minas (DVD)
2007 :: Dudu Lima – 20 Anos de Pura Música (DVD)
2006 :: Chave (CM)
2001 :: Calcadão – Onde de Tudo Acontece (CM)
1998 :: Vertigem (CM)

:: Filmografia como Roteirista ::

2006 :: Chave (CM)
2001 :: Calcadão – Onde de Tudo Acontece (CM)

:: Filmografia como Produtor::

2009 :: Condenado (CM)
2006 :: Chave (CM)
2002 :: Verdade ou Conseguência (CM)
2001 :: Calcadão – Onde de Tudo Acontece (CM)

:: Filmografia como Produtor Associado ::

2009 :: Condenado (CM)
2008 :: Dudu Lima – Ouro de Minas (DVD)

:: Filmografia como Produtor Executivo::

2007 :: A História do Seu João das Alfaces (CM)
2006 :: Chave (CM)
2002 :: Verdade ou Conseguência (CM)
2001 :: O Fio e a Cidade (CM)
2001 :: Calcadão – Onde de Tudo Acontece (CM)

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

2014 :: Perdida! – Electra num Mundo de Palhaços (VT)
2008 :: Dudu Lima – Ouro de Minas (DVD)
2007 :: Dudu Lima – 20 Anos de Pura Música (DVD)

:: Filmografia como Montador ::

2021 :: Prego e Flores
2008 :: Dudu Lima – Ouro de Minas (DVD)
2007 :: Dudu Lima – 20 Anos de Pura Música (DVD)

:: Filmografia como Diretor de Produção ::

2002 :: Verdade ou Conseguência (CM)

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2017 :: O Majestoso Cine Palace (CM)
2017 :: O último cinema (CM)

Fontes de Referência

Artigos Científicos:

BENETELLO, Raphaela. Produção audiovisual em Juiz de Fora: os curtas-metragens como representação da sociedade. In: XVI Congresso de Comunicação na região Sudeste, 2011, São Paulo. Produção audiovisual em Juiz de Fora: os curtas-metragens como representação da sociedade, 2011.

Internet:

ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA. Disponível no endereço: https://www.academiabrasileiradecinema.com.br. Acesso em: 12 de novembro de 2016
ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA (ABC). Disponível no endereço: https://abcine.org.br/site/socios_descricao/?socio=217
BLOGSPOT. Disponível no endereço: francogroia.blogspot.com. Acesso em: 02 de janeiro de 2010.
DICA DO GROIA. Disponível no endereço: https://dicadogroia.blogspot.com
FACEBOOK. Franco Groia. Disponível no endereço: www.facebook.com/francogroia. Acesso em: 02 de janeiro de 2010.
FRANCO GROIA – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: www.francogroia.com.br. Acesso em: 02 de janeiro de 2010.
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Franco Groia. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/franco-groia/
IMDB. Franco Groia. Disponível no endereço: https://www.imdb.com/name/nm12077230/
LINKEDIN. Franco Groia. Disponível no endereço: www.linkedin.com/in/francogroia. Acesso em: 02 de janeiro de 2010.
SINDICATO DOS PROFESSORES DE JUIZ DE FORA – SINPROJF. Disponível no endereço: http://www.sinprojf.org.br. Acesso em: 02 de janeiro de 2017.
TWITTER. Franco Groia. Disponível no endereço: twitter.com/francogroia. Acesso em: 02 de janeiro de 2010.
WINDOWS LIVE. Disponível no endereço: francogroia.spaces.live.com. Acesso em: 02 de janeiro de 2010.

Franco Groia

Franco Groia

Pesquisador com foco na história do Cinema Brasileiro e desenvolvimento do mercado audiovisual no Brasil, é o criador e Coordenador Geral do Portal 'História do Cinema Brasileiro'. É Professor Universitário na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Campus Juiz de Fora (MG). contato: [email protected]