fbpx

Fredy Kleemann (1927-1974)

Biografia

Alfred Kleemann, em arte conhecido como Fredy Kleemann, é um ator nascido em Berlim, na Alemanha, em 1927.

Chegou ao Brasil em 1933, aos seis anos de idade. Em 1936 começa a fazer parte do grupo de teatro amador de sua comunidade judaica e – com uma câmera amadora – começa a registrar as imagens dos amigos, festas, etc. Começa a trabalhar na Fotoptica e depois no Foto Cineclube Bandeirantes. Entra para o TBC como ator coadjuvante e, em 1949 estreia na peça Nick Bar… Álcool, Brinquedos, Ambições, de William Saroyan, com direção de Adolfo Celi, seguindo-se Anjo de Pedra, de Tennessee Williams, Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello, Mortos sem Sepultura, de Jean-Paul Sartre, Eurídice, de Jean Anouilh, etc.

Em 1952, estreou no cinema, no filme Appassionata, produção da Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Mas é do teatro que gosta e segue sua carreira de ator teatral e fotógrafo, ganhando prestígio inclusive com Franco Zampari, dono do TBC e da Vera Cruz, que o contrata para ser o fotógrafo oficial do TBC, cargo que ocupa de 1949 a 1973. Em seguida, passou a fazer o still dos filmes da Vera Cruz.

Tornou-se amigo íntimo de Cacilda Becker e passou a acompanhá-la em suas apresentações por todo o Brasil, até sua morte em 1969. Recebe prêmios em salões internacionais de Nova York, Buenos Aires e São Paulo.

Participou de algumas novelas como ator, que para ele era um mero passatempo, como em Uma Sombra em Minha Vida (1964), A Volta de Beto Rockfeller (1973) e Divinas & Maravilhosas (1973).

Faleceu em 30 de outubro de 1974, em São Paulo, aos 47 anos de idade, de colapso cardíaco.

Em 1976, seu acervo – composto de 12 mil negativos – foi adquirido pelo IDART e hoje está no arquivo Multimeios, no CCSP.

Filmografia

1974 :: As Secretárias… Que Fazem de Tudo
1974 :: A Noiva da Noite (Desejo de Sete Homens)
1970 :: Os Deuses e os Mortos
1952 :: Appassionata

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Fredy Kleemann. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/fredy-kleemann/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.