fbpx

Fundação Cultural de Curitiba

Criada no dia 5 de janeiro de 1973, a Fundação Cultural nasceu do processo de transformações urbanas vividas por Curitiba nas décadas de 1960 e 70. Junto a uma série de ações de planejamento, nasceu também uma política de preservação da cultura e da história da cidade. A definição do Setor Histórico, a criação do Centro de Criatividade e a inauguração do Teatro Paiol, no início dos anos 70, foram marcos que contribuíram para desencadear o processo de renovação cultural e configurar uma instituição para cuidar especialmente da política cultural do município.

Ao longo dos anos, a Fundação Cultural se transformou num dos maiores agentes culturais de Curitiba, tendo como principais objetivos promover a cultura e atuar como agente facilitador para a produção cultural da cidade, e estimular a cultura como fator de desenvolvimento e inclusão social. Ao mesmo tempo, atua no campo da sensibilização, agindo diretamente na formação dos indivíduos e fazendo da arte uma rica fonte de educação e aprendizagem.

Com um trabalho que envolve todas as áreas, além de administrar e programar diversos espaços culturais, também gerencia o Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC, que leva oficinas e espetáculos artísticos para os 75 bairros da cidade, por meio dos editais da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundo Municipal e Mecenato Subsidiado.

A Fundação Cultural tem participação direta em cerca de 1.700 eventos, com mais de 1 milhão de atendimentos a cada ano, promovendo a ampla participação dos habitantes na vida artística e cultural da cidade. Também promove e apóia eventos e atividades, como a Oficina de Música de Curitiba, o Carnaval, o Festival de Curitiba, festas étnicas e populares, entre outros que fazem parte do calendário de eventos da capital.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.