fbpx

Futuro Junho (2015)

Trailer

Sinopse

Um retrato de São Paulo a partir da vida de quatro de seus habitantes: um economista e analista do mercado financeiro (André Perfeito), um metalúrgico da Volkswagen (Alex Fernandes), um motoboy (Alex Cientista) e um metroviário (Anderson dos Anjos). Cada personagem destaca um aspecto da economia em um período de tensão social: as três semanas que antecedem a abertura dos jogos da Copa do Mundo de futebol FIFA de 2014. A diretora Maria Augusta Ramos constrói o filme a partir da observação do cotidiano dos personagens, sem utilizar entrevistas ou comentários. O filme busca refletir sobre esse momento histórico e sobre a forma como o atual modelo econômico determina as relações sociais e humanas.

Se a realizadora Maria Augusta Ramos antes construiu novas formas de olhar para os ambientes dos tribunais públicos (Justiça e Juízo), para a relação das comunidades cariocas com a polícia (Morro dos Prazeres) e para uma situação calamitosa de luta pela sobrevivência (Seca), em Futuro Junho ela estrutura uma visão múltipla sobre o dia a dia de algumas pessoas em São Paulo às vésperas do mais aguardado evento esportivo do mundo. São figuras da vida real que, ao longo do filme, expõem utopias e desilusões diante dos desafios que lhes surgem a cada instante. Entre imagens aéreas de prédios infinitos e instantes de intimidade em casa ou no trabalho, o filme se constrói na pluralidade de vivências urbanas e nos paradoxos e contradições da sociedade brasileira.

A fotografia de Camila Freitas e Lucas Barbi e a montagem de Karen Akerman auxiliam na expressividade e na distância necessárias para que Maria Augusta Ramos se aproxime de cada personagem sem, para isso, tomar seus espaços. Futuro Junho se afasta do que registra para então ficar mais perto.

Elenco

André Perfeito
Alex Fernandes
Anderson dos Anjos
Alex Cientista

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Futuro Junho (2015) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Maria Augusta Ramos
Roteiro: Maria Augusta Ramos
Direção de Fotografia: Camila Freitas e Lucas Barbi
Montagem: Karen Akerman
Empresas Produtoras: Nofoco Filmes Produções Cinematográficas | Selfemade Films | VPRO

Brasil, Holanda | Documentário | 100 min. | digital | cor | 2015

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. futuro Junho. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/futuro-junho/
MARIA AUGUSTA RAMOS – SITE OFICIAL. https://www.maria-ramos.com/futuro-junho/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.