fbpx

Gaby Amarantos

Biografia

Gabriela Amaral dos Santos, em arte conhecida como Gaby Amarantos, é uma cantora, compositora e apresentadora brasileira nascida em Belém (PA) no dia 01 de agosto de 1978.

Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém, Gaby iniciou sua carreira como cantora na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, onde participava do coral. Chamava atenção por sua voz grave, mas suave, tendo sido convidada para se apresentar em bares da capital paraense com a Banda Chibantes, onde cantava acompanhada do violonista Cléber Viana. Posteriormente, conquistou grande êxito na música paraense com a Banda Tecno Show.

Conhecida por sua exuberância e por seu figurino extravagante – composto por brincos grandes, sapatos de 20 centímetros de altura com leds, roupas coloridas, cílios postiços, apliques de cabelo e acessórios coloridos -, foi uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil. Ficou conhecida nacionalmente após lançar a música “Hoje Eu Tô Solteira”, uma versão da música “Single Ladies”, da cantora americana Beyoncé, e escrita pela banda paraense Banda Os Brothers. O sucesso da música rendeu a Gaby o apelido de “Beyoncé do Pará”. O seu segundo sucesso nacional, “Xirley”, já possui mais de um milhão de acessos no YouTube.

Em maio de 2012, Gaby lançou seu primeiro disco solo, intitulado Treme, com produção de grandes nomes como Carlos Eduardo Miranda e Felix Robatto. O segundo single do álbum, “Ex Mai Love”, é o tema de abertura da novela Cheias de Charme, da Rede Globo.

Foi indicada a diversos grandes prêmios da música, Grammy Latino, MTV Video Music Brasil, onde venceu as categorias de ‘Artista Feminina’ e ‘Artista do Ano’ de 2012; Prêmio Multishow onde venceu na categoria de ‘Novo Hit’, troféu de ‘Cantora’ da Associação Paulista de Críticos de Arte, quando foi escolhida a ‘Melhor Cantora de 2012’; Melhores do Ano, entre outros. Em 2011, foi eleita pela revista Época como uma das 100 Personalidades Mais Influentes do Brasil.

Após ter causado um frisson na mídia internacional, Gaby Amarantos foi convidada para se apresentar em Cannes. Gaby Amarantos se preparou para sua apresentação no Festival de Cinema de Cannes.

Ela preparou um figurino toda especial, com um cocar feito com penas indígenas e acessórios tecnológicos. A apresentação aconteceu em maio de 2013.

Gaby Amarantos se apresentou no Brasil Summer Fest em Nova Iorque, sendo o seu debut nos EUA, em 20 de julho de 2013 no Central Park SummerStage.

Em Troca de Estilos, do canal Discovery Home & Health, duas mulheres são desafiadas a mudar o estilo uma da outra. No programa, as participantes são entrevistadas pela Gaby e, depois, o time de especialistas transformam as mulheres. A primeira temporada teve estreia em 11 de março de 2015, e, em 14 de setembro de 2016, o programa retornou para sua segunda temporada. “Troca de Estilos” foi considerado também como a maior audiência de moda do canal. Com a Gaby Amarantos à frente, a atração conquistou a liderança na TV paga entre mulheres de 18 a 24 anos, elevando em 88% a faixa horária.

No dia 16 de junho de 2016, Gaby Amarantos foi uma condutora da tocha olímpica em Bélem do Pará. Ela cantou o samba As Forças da Natureza na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, no Maracanã no dia 18 setembro de 2016.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

2020 :: De Perto Ela Não é Normal
2018 :: Serial Kelly
2013 :: Crô – O Filme

:: Filmografia como Ela Mesma ::

2016 :: Danado de Bom

Bibliografia

Livros:

Internet:

GABY AMARANTOS – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: https://www.gabyamarantos.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Gaby Amarantos. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/gaby-amarantos/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Gaby Amarantos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.