fbpx

Gaetano Segreto (18-1908)

Biografia

Gaetano Segreto foi um empresário italiano e um dos pioneiros do cinema brasileiro. Era o irmão mais velho de Paschoal Segreto e Afonso Segreto.

Gaetano Segreto continuou trabalhando com a distribuição de jornais e se envolveu cada vez mais com a colônia italiana no Rio de Janeiro, tornando-se membro e depois dirigente de diversas associações, como o Círculo Operário Italiano carioca. Tornou-se editor do Il Bersagliere, um jornal publicado no Rio, em Italiano. Casou-se, em 1896, com Elia Saccardi, que lhe deu dez filhos.

Gaetano morreu na Itália, em 22 de junho de 1908, perto de sua cidade natal, onde foi enterrado, deixando nove filhos, que passaram a ser criados pelo irmão Paschoal.

Bibliografia

Livros:

ARAÚJO, Vicente de Paula. Salões, Circos e Cinemas de São Paulo. São Paulo: Perspectiva, 1981.
RAMOS, Fernão Pessoa; MIRANDA, Luiz Felipe A. de (Org.). Enciclopédia do cinema brasileiro. São Paulo: Senac-SP, 2004.
SIMÕES, Inimá Ferreira. Salas de Cinema em São Paulo. São Paulo: PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura, 1990.
SOUZA, José Inácio de Melo. Imagens do passado: São Paulo e Rio de Janeiro nos primórdios do cinema. São Paulo: Editora Senac, 2003.

Internet:

SALAS DE CINEMA DE SÃO PAULO. Disponível no endereço: http://salasdecinemadesp.blogspot.com.br/2011/08/imigrantes-italianos-pioneiros-na.html/. Acesso em: 22 de março de 2015.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.