fbpx

Ganga Bruta (1933)

Filme

Sinopse

Na noite de núpcias, homem descobre que sua mulher não era virgem e, enfurecido, a mata. Depois, enriquece e se apaixona por uma jovem inocente. O filme traça um retrato da vida brasileira nos anos de 1930, com sua violência urbana e repressão sexual.

Ganga Bruta é um filme brasileiro de 1933 dirigido por Humberto Mauro e produzido para a Cinédia por Adhemar Gonzaga.

Por causa do tema polêmico, a crítica da época chegou a chamar Ganga Bruta de o abacaxi da Cinédia. Relegado ao esquecimento, foi recuperado em 1952 para a 1ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro, que o consagraria como a obra-prima de Humberto Mauro.

Anos depois, em sua Revisão Crítica do Cinema Brasileiro, Glauber Rocha o consideraria “um dos vinte maiores filmes de todos os tempos” e atribuiria a Humberto Mauro o título de o pai do cinema brasileiro.

Elenco

Durval Belline
Lu Marival
Déa Selva
Decio Murillo

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Ganga Bruta que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Humberto Mauro
Produção: Adhemar Gonzaga
Empresa Produtora: Cinédia

Bibliografia

Livros:

GONZAGA, Alice. 50 anos de Cinédia. Rio de Janeiro: Editora Record, 1987.

Internet:

WIKIPEDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganga_Bruta

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Ganga Bruta (1933)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.