fbpx

George Pfister (1910-1990)

Biografia

George Eugen Pfister, em arte mais conhecido como George Pfister, foi um diretor de fotografia e Operador de Câmera nascido em Faiburg, na Alemanha, no dia 21 de abril de 1910. Radicado no Brasil, teve longa filmografia como câmera, auxiliar de câmera, foquista e diretor de fotografia.

Chegou ao Brasil, em São Paulo, no ano de 1936, já na fase final da Vera Cruz. Seu primeiro filme como câmera em nossas terras é Família Lero-Lero, em 1953. Devido à qualidade e precisão de seu trabalho, passa a ser muito requisitado. Em 1959 é o câmera de Jeca Tatu (1959), segundo filme de Mazzaropi como produtor. Com o velho cineasta, faria seis filmes, sendo o último, Um Caipira em Bariloche, em 1972.

Estreia como diretor de fotografia em 1965, no filme O Diabo de Vila Velha, em parceria com Eliseo Fernandes.

Entre 1965 e 1972, assinou a fotografia de diversos curtas e longas, sendo o último registrado Ana Terra (1972), juntamente com Hélio Silva. Como câmera, registrou seu último trabalho em 1974, no filme Signo de Escorpião, de Carlos Coimbra.

Morreu em 1990, aos 80 anos de idade, em São Paulo.

Falecido, é lembrado com carinho e respeito por todos seus colegas do meio cinematográfico. Seu filho, George Pfister Jr., também é fotógrafo, ligado mais a publicidade.

Filmografia

Filmografia: 1965-O Diabo de Vila Velha (cofot. Eliseo Fernandes); O Milagre da Energia (CM); 1966-Light 66 (CM); 1968-Maré Alta; A Madona de Cedro; 1969-Calor (Uma Viagem ao Mundo das Moléculas) (CM); Energia (CM); Estrelas e o Universo (CM); Força (CM); Ondas (CM); Sistema Solar (CM); Som (CM); Velocidade (CM); 1970-Encontro das Águas (CM) (cofot. Paulo Ferreira); Festa Gaúcha (CM) (cofot. Paulo Ferreira); Força (CM); Foz do Iguaçu (CM) (cofot. Paulo Ferreira); História de São Paulo (cofot. Paulo Ferreira); Uma Mulher Para Sábado; São Paulo (CM) (dir.) (cofot. Paulo Ferreira); 1971-A Luz (CM); Calor: Uma Viagem ao Mundo das Moéculas (CM); 1972-Ana Terra (cofot. Hélio Silva).

:: Filmografia como Operador de Câmera ::

1968 :: O Jeca e a Freira

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.