fbpx

Geórgia Gomide (1937-2011)

Biografia

Elfriede Helene Gomide Witecy, mais conhecida como Geórgia Gomide, foi uma atriz brasileira, nascida em São Paulo, no dia 17 de agosto de 1937.

Geórgia Gomide trabalhou na TV Tupi, TV Excelsior, TV Record, TV Globo e SBT, entre outras. Participou de várias novelas importantes como Redenção, As Pupilas do Senhor Reitor, Éramos Seis e O Direito de Nascer.

Em 1954, foi eleita a Miss Clube Pinheiros.

Na TV Globo seus maiores sucessos foram como a dona da cantina italiana Bina em Vereda Tropical, de Carlos Lombardi, e a maquiavélica Donana na novela Hipertensão, de Ivani Ribeiro, além das minisséries Anos Rebeldes e O Quinto dos Infernos.

Em Calúnia (teleteatro de 1963 na TV Tupi) protagonizou o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo da história da TV brasileira, escandalizando a sociedade ao representar uma professora lésbica.

A atriz chega ao cinema também em 63 na co-produção Alemanha/Brasil, Mord in Rio (Noites Quentes de Copacabana), com direção de Horst Hãchler. Depois de atuar em Quatro Brasileiros em Paris, de Geraldo Vietri, em 1965, tem papel de destaque em Corisco, O Diabo Loiro, de Carlos Coimbra, em 1969.

Na década de 70, Geórgia Gomide marca presença nas pornochanchadas, as comédias e dramas eróticos de sucesso, atuando em O Sexo mora ao lado, de Ody Fraga. A atriz atua também em filme do mestre José Mojica Marins, o Zé do Caixão, em Exorcismo Negro, em 1975, até hoje a mais cara produção de terror já realizada no Brasil. Os também atores Dionísio Azevedo, Paulo Figueiredo e Flávio Migliaccio foram os outros diretores com quem trabalhou.

Seu beijo na boca com Vera Fischer (no filme A Super Fêmea, de 1973), foi assunto nacional e surpreendeu o Brasil na época.

Geórgia Gomide faleceu no dia 29 de janeiro de 2011, aos 73 anos, de infecção generalizada.

Filmografia

2000 :: Um anjo trapalhão
1989 :: Os Trapalhões na Terra dos Monstros
1983 :: O Médium
1982 :: Renúncia
1981 :: Sexo, Sua Única Arma
1977 :: Chão Bruto
1975 :: A Super Fêmea
1975 :: O Sexo Mora ao Lado
1974 :: Exorcismo Negro
1973 :: A Super Fêmea
1969 :: Corisco, o Diabo Loiro
1965 :: Quatro Brasileiros em Paris
1963 :: Mord in Rio

Bibliografia

:: Fontes de Referência ::

Livros:

PACE, Eliana. Geórgia Gomide: a vida de uma estrela. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

Internet:

WIKIPEDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ge%C3%B3rgia_Gomide – Wikipedia – USA

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Geórgia Gomide (1937-2011)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.