fbpx

Geraldo Alves (1935-1993)

Biografia

Geraldo Hauers, em arte conhecido como Geraldo Alves, foi um ator brasileiro nascido em Itápolis (SP) em 1935.

Ainda em sua cidade, começa a carreira, aos quinze anos de idade, de locutor de rádio. Era fã de Brandão Filho, a quem ouvia sempre no rádio. Nos anos 1950, já em São Paulo, começa a marcar sua carreira como imitador em programas de rádio. Foi para o Rio de Janeiro e ingressou na Rádio Mayrink Veiga, nos programas A Cidade se Diverte e Vai da Valsa.

Estreou na tela pequena na TV Rio, depois vai para a Tupi, a Excelsior e a Record, onde brilha na Praça da Alegria, ao lado de Manoel de Nóbrega. Na Globo, brilha em programas famosos como Faça Humor, não Faça Guerra (1970) e Sati ricom (1973/1975). Seu último trabalho na televisão acontece na Escolinha do Professor Raimundo, com o personagem Bill Bebes, uma espetacular imitação de Gil Gomes.

Fez pouco cinema, sendo sua estreia em 1959 no filme Mulheres à Vista.

Talento nato, talvez não tenha tido, em vida, o devido reconhecimento. Em sua carreira de 30 anos, imitou Emerson Fittipaldi, Hebe Camargo, Don Corleone (do filme O Poderoso Chefão), Sílvio Santos, Chacrinha, entre tantos outros. Sempre escreveu bem para televisão, tendo seus textos aproveitados em Balança mas não Cai (1968), Faça Humor, Não Faça Guerra (1970) e Estúdio A… Gildo (1982).

Faleceu em 19 de fevereiro de 1993, aos 58 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), onde havia apresentado o show Uma Palavra de Otimismo: Socorro!.

Filmografia

1959 – Mulheres à Vista
1961 – Marido de Mulher Boa
1968 – Chegou a Hora, Camarada!
1970 – Salário Mínimo
1974 – O Azarento – Um Homem de Sorte
1976 – O Pai do Povo

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Geraldo Alves. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/geraldo-alves/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.